UM PENSAMENTO TOTALMENTE EQUIVOCADO!


Eu não podia deixar de relatar, um diálogo que tive com um vizinho por estes dias. Alberto, aposentado, senhor de terceira idade, mora sozinho; uma ótima pessoa, sempre cordial e pronto para ajudar a todos.
  Mas Alberto é daquelas pessoas que possui uma mentalidade arcaica, desprovida de qualquer sensibilidade ao que se refere à conservação ambiental. Nesta conversa, que não tinha a finalidade de debater questões ecológicas, mas como uma conversa informal iniciada comum simples boa noite e assim se tornando um diálogo; o senhor Alberto citou uma reportagem que viu pela TV, em uma fazenda no Pantanal ou próximo, não lembro ao certo, onde encontraram uma enorme sucuri de metros e que as pessoas então acionaram o IBAMA e na opinião dele, eles deveriam ter matado o animal! Fiquei perplexo e logo questionei o seu pensamento, dizendo do dever de preservar a fauna por que ela faz parte de um ciclo de vida e que cada animal tem seu papel na natureza para manutenção da mesma. Mas de nada adiantou; Alberto do alto de sua ignorância contrapôs: “Porque preservar cobra, onça, jacaré? São perigosos!”; coloquei em pauta que os animais selvagens só atacam por que se sentem ameaçados e é o Homem que invade seu território, com pastagem, agriculturas, habitações, fábricas e estradas; disse a Alberto que o Homem e os animais estão no mesmo planeta para viverem em equilíbrio para sustentação da vida.
  Palavras jogadas ao vento! Ele não concordou com nada dito por mim! Para não perder a amizade de um bom vizinho(apesar de suas idéias), mudei o rumo da conversa e depois de algum tempo fui embora. Infelizmente tem muitos “Albertos” espalhados por aí, “Albertos” que desmatam, colocam fogo na mata, “Albertos” fazendeiros, empresários, cidadão comum, todos com a mesma mentalidade de que preservar é fútil, não é necessário, não é essencialmente vital!
  O que mais me traz esperança, é uma consciência mesmo muito sutil, diga-se de passagem, que está surgindo nas novas gerações; pois tão importante quanto se ter o gado para alimento, a agricultura e outras ferramentas de sobrevivência, também se faz muito mais necessário a sustentabilidade através da preservação ambiental. Por que nunca se manterá a vida em nosso planeta se tudo na natureza não estiver em plena sintonia; por que jamais se sustenta uma casa se não houver uma base!
*****************************************************

O ENCANTO DAS PALAVRAS
Luciano Becalete
Enviado por Luciano Becalete em 01/08/2008
Reeditado em 01/08/2008
Código do texto: T1107553
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.