A ESCOLHA É SUA.

Coincidência ou não, hoje encontrei dois jovens que não via há anos. Eles são irmãos e falei com cada um deles em lugares e momentos distintos. O que me surpreendeu, nesse caso, foi a situação em que cada um se encontra hoje. Filhos de uma família relativamente pobre, as chances deles de serem bem-sucedidos na vida não seriam muito grandes, se considerarmos as dificuldades que pessoas pobres enfrentam. E os problemas começam já com os custos proibitivos de uma educação qualificada. Mas o interessante, no meu ponto de vista, nem é isso, mas o fato de um deles estar hoje formado em um curso superior e exercendo um cargo importante em uma grande empresa, enquanto o outro leva uma vida quase miserável, com todas as privações que se possa imaginar. E uma coisa já lhes posso garantir: os dois tiveram as mesmas oportunidades enquanto viveram com os pais.

Mas, então, o que pode ter provocado tanta diferença no nível de vida desses dois jovens? Acredito eu que as escolhas. Isso mesmo, o caminho que cada um resolveu trilhar ao longo da vida; as atitudes que cada um resolveu tomar a cada dia; a forma de encarar o mundo que ambos escolheram. Aliás, não consigo ver situações desse tipo como resultado de fatalidade, de destino ou coisa que o valha. Temos o poder de optar por aquilo que julgamos mais conveniente para nós.

Acredito, sinceramente, que a teoria do determinismo é uma grande bobagem. Desculpa válida para quem, sem coragem para fazer o necessário a fim de mudar sua condição de vida, atribui sua desgraça a uma “força maior”, que eu chamo de acomodação, de covardia. Exemplos que desmentem essa teoria existem aos montes. Sem mencionar nenhum em especial, certamente todos conhecem alguém que, contra todas as expectativas, tornou-se famoso ou bem-sucedido. O mundo dos esportes está repleto deles, assim como o das artes.

É também muito comum se ouvir que certos indivíduos são vítimas das circunstâncias ou da sociedade. Prefiro dizer que são, sim, vítimas, mas de si mesmos, de suas fraquezas. Sabidamente, o mundo não é complacente com pessoas sem força de vontade ou sem coragem. Para essas, a vida é uma escada que conduz apenas para um lugar: para baixo, numa descida sem fim.

A realidade é que os momentos decisivos estão aí para todos, a toda hora. Saber que tipo de vida se quer e encontrar meios para fazê-la se tornar real é a chave. A escolha é sua.

Everton Falcão
Enviado por Everton Falcão em 04/08/2008
Código do texto: T1113061
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.