Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A Revolução dos Bichos

                         

Não tenho a intenção de plagiar ou até mesmo imitar o G. Orwell, no entanto meu objetivo é tão somente protestar contra os acontecimentos do dia 10 de fevereiro de 2006, no espaço geográfico da sala 03 em horário nobre. Confesso que essa narrativa fará-vos dormir, pois não consigo transitar pelo mar das discussões políticas dessa universidade. O objeto de minha indignação deu-se de forma fabular, não sei se o verbo transivo direto caberá ao evento, ou quem sabe a competência do escritor não chegue a tanto, enfim vamos aos acontecimentos.

Era uma vez duas criaturas uma se chamava Napoleão e a outra Bola-de-Neve, a primeira dentro de todas as perspectivas era a que pensava, porque tinha o poder nas mãos, centralizadora, comia do melhor. Porém a outra trazia consigo a vontade de mudanças, contudo a maioria das criaturas a tinha como causadora de problemas, ou quem sabe subversiva, levando sempre a culpa pelo que não tinha feito. Certo dia Napoleão incentivou uma revolução, reuniu os seus cachorros, arregaçou as mangas, pegou um monte de papéis e rumou para o epicentro do conflito. Sim! Como um gozo virginal estava feito! Manipularam resultados, ludibriaram com a mais pura eloqüência causando vergonha a arte retórica. Mais ludibriaram a quem? Qual o motivo para revolução? Ora caros amigos, as entrelinhas estão aí para serem violentadas. Bem, voltando à fábula descarada, no mesmo instante foi outorgado por Napoleão os dez mandamentos da Granja:

1 Respeitar Napoleão sob todas as coisas
2 Amar a revolução
3 Cumprir os mandamentos sem reclamar
4 Fazer tudo em duas vias de igual teor e protocolar no DP
5 Não fazer eventos que prestem na Granja
6 Falar com Bola de Neve é crime hediondo
7 Somente os Porcos e os Cachorros terão privilégios
8 Odiar e perseguir Bola de Neve
9 Apanhar todos os dias, estando ou não na Granja
10 Nunca desafiar a Napoleão

Dizem que Bola de Neve entristeceu mais não desanimou, Napoleão continuou imperando, os Cachorros conseguiram prestígio e a Granja sofre até hoje com eventos medíocres. E também dizem que há na Granja algumas criaturas que desafiará Napoleão, espero que esse dia chegue logo. E esses mandamentos? Todos os dias são apagados na madrugada para servirem de mecanismos de opressão e satisfazerem aos interesses da pura manada superior, erudita e pensante.

*Fábula de 1945 na qual o escritor britânico George Orwell condena a traição de Josef Stalin à causa bolchevista. Animais tomam o poder em uma faz enda, e paulatinamente desvirtuam seus propósitos revolucionários.


































Letrado
Enviado por Letrado em 14/02/2006
Reeditado em 14/02/2006
Código do texto: T111635
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Letrado
Teixeira de Freitas - Bahia - Brasil, 37 anos
5 textos (398 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 06:16)
Letrado