Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Meu pai

Eu tive toda uma vida de ensinamentos com o meu pai. Com ele eu aprendi o que é a bondade, o que é a justiça, aprendi a ter coragem, a ouvir, a me fazer ouvir.
Suas estórias resumiam toda uma vida, experiências do viver, ensinamentos do dia-a-dia.
Sua estórias, apesar de simples, singelas, parecidas com tantas outras estórias, transmitiam ensinamentos de vida, continham força, amor, bravura.
E eu as ouvia, tantas vezes ele as contasse, e a cada vez eu acrescia um pouco dos conhecimentos que eram transmitidos. E a cada vez eu mais o admirava. E amava.
Com ele aprendi um pouco da vida, O conhecimento que não veio por seu intermédio chegou através dos caminhos que ele indicou e abriu.
Não só a instrução eu devo a meu pai. Devo a ele toda a minha vida. Devo a educação que hoje transmito aos meus filhos, na esperança de que ele o façam com os seus.
A bondade e a simplicidade no viver eram virtudes que se espelhavam em seu rosto.
E aqui eu peço licença ao compositor Sérgio Bittencourt, para fazer minhas as suas palavras, quando se referiu ao seu pai:
“E nos seus olhos era tanto o brilho,
que, mais que seu filho, eu fiquei seu fã”.
...
“Naquela mesa está faltando ele,
e a saudade dele está doendo em mim.”
Sim. Ele não está mais naquela mesa, a esfregar suas mãos quando se emocionava, num gesto característico, gesto este que eu adquiri, de tanto o ver fazer, de tanto sentir a emoção que se transmitia naquele esfregar de mãos.
Naquela mesa está faltando ele. Ou melhor: está faltando o corpo dele. Ele está presente aqui. Agora ele está no coração de todos nós. E aí residirá pelo resto de nossas vidas.
A bênção, pai.

10/05/1996
Paulo Camelo
Enviado por Paulo Camelo em 13/04/2005
Código do texto: T11193
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autor: Paulo Camelo - www.camelo.recantodasletras.com.br). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Paulo Camelo
Recife - Pernambuco - Brasil, 68 anos
909 textos (260268 leituras)
36 áudios (10733 audições)
6 e-livros (1686 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 09:52)
Paulo Camelo

Site do Escritor