A Última da Dercy
                                    Compadre Lemos


A mulher mais jovem do Brasil tinha cento e um anos. Ela talvez nunca tenha tido consciência que, em vida, curava os males alheios, sem reza, nem misticismo, apenas com a sua presença.

A gente se sentia envergonhada de ficar reclamando da vida e da saúde, quando uma mulher de cento e um anos aparecia lúcida e brincalhona,  fazendo piruetas verbais e corporais. Uma menina atrevida, mãe, avó, referência e motivação para todos nós!

Dercy Gonçalves
foi a melhor parte de um país que, agora, desaba como um iceberg, vitimado pela agressão à ecologia e por outros podres vindos da dita "Sociedade dos Homens".

Faltou-lhe o ar. Mesmo poluído, como ela gostaria de ainda poder jogá-lo dentro dos pulmões! Insuficiência respiratória. No entanto, foi de dentro para fora. Ela sempre dizia que só morreria quando quisesse. Morreu sem poder culpar sequer o ar que lhe faltou. Morreu por livre e espontânea vontade interior.

Imagine sua chegada ao céu:

-- Porra tá frio aqui em cima!

-- O céu não tem temperatura - pondera um porteiro celestial de plantão.

-- Não tem é o cacete.Tá frio, sim senhor - insiste Dercy.

-- Prefere o inferno? Lá é mais quentinho.

-- Manda tua mãe pra lá, seu sacana! Cadê o Pedro?

-- Pedro só atende aos Purificados.

-- E eu tô suja, por acaso? Tô cagada?...

-- Você primeiro tem que passar pelo Purgatório, para ajustar umas continhas.

-- Não devo nada a filha da puta nenhum! Duas coisas que eu semrpe fiz muito bem: pagar o que eu devia e correr atrás do que era meu! Tá pensando o que, seu merda?...

-- Mas você foi muito sapeca lá por baixo, Dercy!...

-- Como é que você sabe? Andava escondido debaixo das minhas saias? Dormia comigo, por acaso? Se já dormiu comigo, meu filho, vai tratar de arrumar esse seu negocinho, que eu nunca senti nada!...

-- Dercy, daqui de cima a gente vê tudo.

-- Vê porra nenhuma! Vê a pobreza? Vê a violência? Vê meninas de quatro anos sendo estupradas pelos pais? Vê crianças sendo atiradas pela janela? Vê político safado metendo a mão no dinheiro dos pobres? Vê filhinho de papai cheirando até cocô pra ficar doidão? O que é que vocês vêem? Se é que vêem tudo, por que nunca fizeram nada??? Outra coisa: Dona Dercy, se me faz o favor. Olha minha idade, porra!

-- Mas...é isso! Voc... quer dizer, a Senhora fala muito palavrão!

-- Eu sempre disse que o palavrão está na cabeça de quem escuta. Palavrão é fome, é desemprego, é injustiça, é corrupção, é falta de moral destes caras que pensam que o mundo é deles. Palavrão é o cacete!...

-Está vendo? Outro palavrão!...

-- E cacete é palavrão seu porteiro de bosta? Palavrão é cassetete de polícia corrupta em cabeça de trabalhador inocente! Ah!... vai se f...

Nisso, alguém interrompe:

-- Seja bem vinda Dona Dercy. Eu sou Pedro. A Senhora pode entrar.

-- Puta que o pariu!... Não é que eu morri mesmo? E o purgatório? Não tenho que passar por lá primeiro?

-- A Senhora passou os últimos cento e um anos nele, lá em baixo, na Terra. Agora, venha descansar, por favor.

-- É... Tô precisando mesmo! Mas vê se tira essa mão boba de cima de mim, seu velho safado!... Eu, hem?... Até aqui, porra?...

***

Pode não ser verdade. Mas que contém algumas verdades, lá isso contém!!!

                                     

Vá com Deus, Comadre Dercy! Você será sempre "A Maior"!
                               

Compadre Lemos
Enviado por Compadre Lemos em 14/08/2008
Reeditado em 01/08/2010
Código do texto: T1127921
Classificação de conteúdo: seguro