21s30

O que você faria em apenas 21s30? Para nós, pobres mortais, esses pouco mais de 21 segundos parecem não ser suficientes para nada. É muito pouco tempo, diria a maioria de nós. Pois na noite desta sexta-feira, o brasileiro César Cielo conseguiu a façanha de transformar esses ínfimos 21s30 em ouro, o primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de Pequim.

Mais do que conquistar uma medalha, do que fazer o país galgar duas dezenas de colocações no ranking das premiações da competição mais importante do esporte mundial ou de quebrar – pela segunda vez consecutiva – o recorde na prova de 50 metros livre, Cielo fez milhões de brasileiros se emocionarem. É o primeiro ouro do Brasil na modalidade, e conquistado por um quase-desconhecido.

Paulista, César Cielo é mais conhecido nos Estados Unidos, onde treina há dois anos por uma universidade local e onde já venceu diversos campeonatos. Esperamos que, a partir de agora, além de revigorar os ânimos dos brasileiros – que, uma semana após o início dos Jogos, já estavam desanimados pelas poucas conquistas –, o nadador de ouro sirva de exemplo para seus compatriotas: na quarta-feira, ao conquistar o bronze nos 100 metros livre, disse que queria mais.

E conseguiu.

Maristela Scheuer Deves
Enviado por Maristela Scheuer Deves em 16/08/2008
Código do texto: T1130569
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.