FUNDAMENTALISMO SÓ PODE SER PIADA

Como se faz para colocar cinco elefantes dentro de um fusca? Não sabe? Muito fácil, coloca dois na frente e três atrás. Piadinha infantil, né?

Então vai mais uma: Como se faz para passar um elefante por debaixo da porta? Essa é mais fácil ainda, basta colocá-lo dentro de um envelope e depois passar por baixo da porta. Ora bolas! Agora, me responda rapidinho; como se faz para colocar Deus todinho na cabeça de uma pessoa? Muito fácil, envelopa numa teologia depois encaixa inteirinha na cabeça de um mortal. Cuidado cabeção, senão você mesmo vai virar piada.

Mas não é exatamente isso que os teólogos fundamentalistas querem fazer? Resumem em, por exemplo, cinco pontos e empurram de goela abaixo (ou será de goela acima?), como os cinco elefantes dentro do fusca.

Que é isso caros teólogos fundamentalistas? Defensores do que o Rubem Alves chama de PRD (Protestantismo da Reta Doutrina). Dizer que conseguiram sistematizar tudo o que a bíblia fala a respeito de Deus, enveloparam em compêndios e o que passar disso é heresia? Isso é piada que não faz rir nem os fãs do Chaves.

Se eu fosse paulista eu diria: brincadeira, meu! Se eu fosse carioca diria: Vocês tão de sacanagem comigo! Se eu fosse o Rei da Espanha diria: ¿Por que no te callas? Mas como sou cearense digo: arre égua!