Blindagem

No caminho onde geralmente faço os meus treinos de corrida, passo por um prédio cuja arquitetura eu gosto muito. Possui uma fachada diferente, bonita. Tem vidros azuis, daqueles que vejo nos shoppings e outras coisas mais que acho de bom gosto. Ao fundo há um galpão enorme. Tive uma impressão forte que ali se estabeleceria uma igreja evangélica, embora nunca tenha entrado lá. Lembro que inicialmente lá funcionava uma loja de automóveis, depois passou vários anos desocupado. Talvez a dificuldade de locar deveu-se ao desnível entre o luxo do imóvel e sua localização. Não que o local fosse tão ruim assim, mas com certeza é desproporcional ao seu esplendor arquitetônico. Se fosse em um bairro chique não teria ficado um dia sequer com uma placa de “Aluga-se” pendurada. Naquela época, enquanto o edifício estava desocupado, eu passava e meus olhos insistiam em ver “Igreja Fulana de Tal” escrito com aço escovado na parte mais alta daquela construção. Isso nunca aconteceu. Hoje abriga uma empresa de blindagem de automóveis, freqüentada por clientes exigentes com seus carros luxuosos. Eles buscam proteção, uma tentativa de se tornarem imunes às agruras desse mundo violento.

Mas, e se fosse uma igreja que estivesse funcionando ali? Fiquei pensando. Que tipo de pessoas a freqüentariam e com que motivação? Questionei-me se essas pessoas procurariam também blindagem ou alguma espécie de revestimento espiritual que as tornassem resistentes às ameaças da vida. Por certo, o que garante a clientela da empresa de blindagens de automóveis é o medo, mas não será esse mesmo medo o que garante a assiduidade das pessoas às igrejas? Permita-me fazer mais perguntas: O que leva as pessoas às igrejas, uma necessidade de fugir das contingências, o medo, a culpa ou até mesmo o fascínio de domesticar as forças espirituais? O que nos convenceria realmente a fazermos parte de uma comunidade religiosa não seria coisa como: o amor, a vontade de adorar ao Deus que se apresenta cheio de graça e de verdade, o desejo de servir ao próximo, o anseio de abençoar a vida de alguém?

Para quem tiver interessado só em blindagem mesmo eu posso dar o endereço da empresa do prédio bonito.