CINISMO

C I N I S M O

Ser pecador é ser honesto, ou seja, o pecador é honesto sobre os seus pecados. Já os ‘santos’, os ‘virtuosos’, os ‘diferentes’, os ‘separados’ ou qualquer outro termo que se lhes dê não raro são fingidos hipócritas, nada modestos. Sempre querem ter razão. Esquecem que Deus é quem conhece os corações. Todo santo é um potencial fariseu. Somos todos pecadores. Não podemos ser escravos de nada, muito menos de coisas pouco lógicas e nada práticas.

Há pessoas que vivem ou tentam viver num mundo diferente onde o que importa e deve ser aceito são seus valores próprios criados e seus costumes, diferente da vida real de qualquer ser humano que é o presente e querem com isso que se crie distâncias, que se esvazie dos próprios ideais, valores, hábitos, conceitos, pré-idéias, enfim, impõem que se deixe de lado a própria maneira de conceber, apreender e compreender o mundo, os semelhantes, a vida. Falam de muitas coisas, mas suas verdades são outras. O coração está naquilo que não estão a falar. Pregam, ensinam como Antístenes para o qual a superioridade da virtude é transcendente às coisas materiais consideradas então inúteis. É isso que vivem anunciando, mas no coração está enraizado o ter, o aparecer, o ostentar sejam títulos escolares ou profissões que ‘dão dinheiro’. Felicidade lhes é prazer e riqueza. Procuram a outros enganar dizendo que o bom é a pureza da alma e a libertação dos desejos. Cautela é preciso quando se fala, se discute sobre pensamentos variados para que não haja resposta como por um cão porque comportam-se em festa quando alguém lhes dá alguma coisa, compactua com qualquer suas idéias, prostram-se a seus pés, bajulam, mas ‘rosnam’ para quem rejeita o que falam, o que querem impor e sem dúvida cravam os ‘dentes’ naqueles que discorda.

odigur06