Por quem você vai torcer agora?

As Olimpíadas acabaram, já vai meia semana, e nós, torcedores entusiasmados, nos pegamos agora com um certo vazio. Além de não termos os jogos nas mais diversas modalidades para assistirmos de madrugada ou pela manhã, uma questão nos incomoda: e agora, vamos torcer para quem? Claro, há os campeonatos de futebol em andamento, mas não é bem a mesma coisa, até porque divide a nação em várias torcidas, não é uma torcida unificada em torno de um único objetivo... Será que agora só poderemos torcer pelo Brasil outra vez em 2010, na Copa do Mundo?

Pensando nisso, recordei de uma campanha publicitária de dois anos atrás, na época da última copa. O lema era "Nós torcemos pelo Brasil sempre". Ainda tenho um adesivo dessa campanha colado no meu carro, embora um pouco desbotado. Desbotado como a nossa torcida, que costuma desmoronar tão facilmente... No afã de torcermos por um time ou um atleta que, imaginamos, têm de ser campeões a qualquer custo, enchemos nossa casa de verde e amarelo, mas, passado o momento, tiramos bandeiras e adesivos e esperamos outros dois ou quatro anos para torcermos. Mas, afinal, não somos brasileiros sempre?

A torcida pelo Brasil não pode ser momentânea, centralizada. Há tanto para torcermos! Por uma educação melhor, por uma saúde melhor, por mais empregos, por um cenário político melhor... Sim, patriotismo é isso, também. É não apenas falar bem do país e querer que ele seja campeão no futebol ou na ginástica, mas trabalhar para que ele melhore sempre. E isso inclui, por exemplo, votar bem nas eleições de outubro, deixando de lado aquela conversa de que "eu não me envolvo com política". Você não precisa ser candidato, mas ter opinião e voto conta muito, sim. E votar deve ser um ato consciente, procurando pessoas que realmente mereçam seu voto, que realmente façam algo pela sua cidade, pela sua comunidade. Conheça seu candidato, se informe, veja o que ele já fez - seja em cargos públicos, seja em entidades, em envolvimento comunitário. Pelo menos você terá uma pista do que ele ainda poderá fazer...

Você também pode torcer pelo Brasil fazendo bem a sua parte no trabalho, no dia-a-dia, no seu próprio envolvimento com a comunidade na qual vive. O que, afinal, você faz pelo seu país? Nós também somos responsáveis pelo lugar onde vivemos, por isso, que tal fazermos a nossa parte na comunidade, em entidades, em associações, sejam elas de qual ordem for? Que tal darmos exemplo a nossos filhos, para que eles lembrem sempre que honestidade e trabalho são valores importantes, e que o "jeitinho" não é a melhor forma para conseguirmos o que queremos?

Afinal, somos nós, brasileiros, que fazemos o Brasil ser como é - honesto ou corrupto, campeão ou perdedor, bom ou ruim para se viver. E se cada um não apenas torcer, mas fizer a sua parte, com certeza não precisaremos esperar por medalhas para termos cada vez mais orgulho de viver aqui...

Maristela Scheuer Deves
Enviado por Maristela Scheuer Deves em 27/08/2008
Código do texto: T1148450
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.