Palhaço de coração

Era mais um grave dos bancários e eu lá, como sempre. Naquele dia resolvemos deixar o piquete e entrar nas dependências da direção geral do banco para convidar os demais funcionários a sair e aderir ao movimento grevista. O cortejo de grevistas caminhava da portaria do BNB do Passaré até os blocos do centro administrativo, uns quatrocentos metros. Uma charanga contratada pelo sindicato animava aquele grupo corajoso e politizado. Junto também ia o palhaço Coloral, ganhando seu dinheirinho para dizer por nós o que não é “politicamente correto”, mas que, ao humor de um palhaço ninguém censura, só ri, tanto patrões como os empregados que tem transformarem-se em desempregados.

Eu caminhava comedido, não queria exagerar nos movimentos, pois os gritos de palavras de ordem e o tom carnavalesco da charanga me eram incômodos e eu estava ideologicamente junto embora nem tudo eu concordasse.

No caminho, no meio desse quatrocentos metros, tem uma creche. Observei quando passávamos por ela o palhaço coloral esqueceu o contrato com o sindicato, deixou o grupo e correu para chamar as crianças. Foi uma algazarra. Ele cumprimentava cada uma, abraçava, pulava, falava um monte de coisas. Foi um show à parte. Fiquei admirado com aquela atitude, ele estava trabalhando, cumprindo um contrato e de repente, seus olhos não se contêm ao ver criança, larga tudo e vai se divertir com elas. Ele é palhaço de coração.

Fiquei duplamente tocado, primeiro por ver gente que não tem maquiagem e nem máscara que consiga esconder sua verdadeira essência. Que não se envergonham de ser o que é. Depois por saber que há profissões que o único sentido de existir é fazer gente feliz.

Ser pastor também é assim, é poder existir para a felicidade dos outros, para ver todo mundo sorrindo, não aquela alegria momentânea do palhaço, mas a que Jesus dá.

Tenho orado a Deus por muitos anos, pedindo que Ele faça de mim um pastor assim, que seja pastor de coração e nunca de profissão. Mesmo em todos os papéis que preciso representar, bancário, psicanalista, marido, pai, filho, etc, o pastor se revele em cada gesto em cada movimento. Quero ser e nunca conseguir esconder a essência do que sou.