a imprevisivel paz

A IMPREVISIVEL PAZ

você já ouviu falar sobre as negociações de paz no oriente médio? -provavelmente sim - e só de pensar que essas negociações podem por fim a um risco de guerra mundial, eu e você ficamos mais animados- "pelo menos " - pensamos junto - "alguma coisa está andando pra frente naquelas bandas".

a paz é algo tão vantajoso que parece mesmo irracional que nâo se procure por ela a qualquer custo. - partindo desse principio, eu e você ficamos mais animados ainda,o que está em jogo nas conversações arabe-israelenses, é um espaço geográfico, uma fronteira, terras né? e também uma capital para os sem terra árabes que são os palestinos. Sendo que ninguém vai invadir nada, os palestinos estão no mesmo lugar(gaza e Cisjordânia) a décadas, idem para os israelenses.Cada povo no seu lugar, o que estaria em jogo mesmo, seria um super-titulo de propriedade,o surgimento do estado palestino com uma capital - melhor ainda- continuamos pensando juntos, ninguém vai brigar por nada!

E nos sentamos diante da tv, nos debruçamos diante dos jornais e a realidade vem nua e crua, não é tão fácil assim...esses primos, árabes e judeus são descendentes do patriarca Abraão, tem muito o que resolver.

um : afora a secular beligerância entre os dois, Jerusalém foi capital do outrora poderoso reino de Israel e depois dominada pelos muçulmanos árabes por ocasião da ocupação da palestina pelo império turco otomano, tem muita pouca terra pra todo mundo, tem político em israel dizendo que é preciso ampliar as fronteiras ao invés de diminuir dando terra para os arabes,mesmo que isso signifique uma grande chance de paz entre esses povos.dois: a água, por lá é ouro, um ouro controlado pelo estado judeu, inverter esse controle é um desafio,três : tem 11 mil pessoas presas em israel, inclusive centenas de crianças, acusadas de crimes politicos contra o estado judeu , entre elas terroristas assassinos, e os palestinos querem a soltura desse pessoal todo, até dos terroristas, quatro: atualmente, o hamas e o hezbolah, estão livres e soltos, atuando dentro do território judeu, apenas mantendo bases onde hoje se pretende fundar o estado palestino, o hamas tem cadeiras no parlamento de gaza, sendo que sua carta de fundação é bem clara: não existe lugar nesse mundo para o estado de israel, ele deve ser destruído.na hipótese de um estado palestino , o hamas chegando ao poder atuaria livremente, e estaria em condições de criar um exercito de soldados, imagine um exercito de terroristas, se voce não gosta da idéia imagine os israelenses.quinto: também tem um certa política dúbia de israel de prometer um estado palestino aonde hoje são promovidos assentamentos judaicos, colonos judeus vão e passam a morar onde iria ou vai ser território árabe, quem tá enganado quem?

e em meio aos outros problemas alem desses, tem o maior de todos, a capital, querem os palestinos, tem que ser Jerusalém, e Israel não aceita e nunca vai aceitar. Com tudo isso,e por incrível que pareça, da ultima vez resolveram tudo e no final não se chegou a um consenso sobre a capital e o acordo de paz foi por águas abaixo, recomeçaram o processo esses dias...

agora, eu e você estamos incertos aí sobre o que vai dar essas tais conversações de paz, vamos fazer uma aposta? eu aposto que um acordo vai ser fechado , e depois desrespeitado, e um novo costurado pra depois ser violado e assim de atentado em atentado se vai levando a vida no oriente médio, você aposta em quê? mas, antes uma confissão, estou trapaçeando, isto, já acontece, estou apostando no habitual, talvez acabe ganhando ou então quebre a cara, porque por aqueles lados tudo parece bem imprevisível.....

paraense
Enviado por paraense em 29/08/2008
Código do texto: T1152461
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.