O PAÍS DOS MEUS SONHOS

Inicialmente, esclarecemos que, conforme o Aurélio, Crônica também pode ser, entre outros significados, o "texto jornalístico redigido de forma livre e pessoal" e o "conjunto notícias sobre alguém ou algum assunto" - nesse sentido, resolvemos classificar como crônicas, a série de textos que estamos produzindo sobre nossa querida nação.

Falar sobre o país é muito mais que se referir à definição do Aurélio: “região, pátria, nação, terra ou território, habitado por uma coletividade com designação própria”.

Falar sobre as qualidades positivas do país ou descer a lenha por causa das mazelas existentes, sem conhecimento do contexto histórico, demonstra no mínimo, indisposição para aprender a viver o verdadeiro patriotismo – além de não ajudar em nada, revela–se um adepto da lei do Gerson, segundo a qual devemos “levar vantagem em tudo”.

Assim, estaremos analisando nossa pátria na perspectiva dos que a amam com o genuíno sentimento de patriotismo que deverá nortear as nossas ações em prol de uma sociedade melhor, desejando oferecer às futuras gerações, a oportunidade que não tivemos por falta de um modelo definitivo, adequado ao momento histórico que vivemos no presente.

Queremos discorrer sobre as possibilidades existentes em estado de latência, a espera da nova geração que virá, graças a luta de muitos brasileiros no passado que, vivendo muito além de seu tempo construíram o alicerce sobre o qual germinasse a matéria–prima necessária à construção de uma sociedade menos injusta.

A construção de um projeto coletivo e solidário envolve além da disposição de luta prática, diplomacia e habilidade na divulgação das necessidades visíveis e percepção do invisível a olho nu, com o objetivo de reduzir o desgaste que sofrerão as pessoas que irão implantar o projeto de uma sociedade melhor, em conseqüência da oposição dos que não conseguem ver acima do próprio umbigo.

Neste sentido, estaremos publicar como se fosse uma minissérie escrita - as crônicas sobre O PAÍS DOS MEUS SONHOS - a partir desta introdução.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 06/09/2008
Reeditado em 03/10/2008
Código do texto: T1164270
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.