07 DE SETEMBRO COMEMORAMOS O QUE ?

Fui assistir o Desfile da Independência.

Comemoramos nossa independência política de Portugal.

No desfile fanfarras tocaram músicas estrangeiras de sucesso.

Terminado o desfile as caixas de som emitiam músicas estrangeiras famosas e animadas.

Alguns transeuntes com bonés com marcas estrangeiras estampadas.

Vários com camisetas com frases estrangeiras estampadas.

Estrangeiros americanos, para ser mais exato.

Nada contra. Eu mesmo adoro rock.

Mas NINGUÉM estava de verde/amarelo.

Ninguém lembrou de tocar uma música brasileira. E olha que temos quase uma infinidade de músicas boas, famosas e animadas...

Quase ninguém percebeu,mas estávamos comemorando também a nossa dependência da cultura pop americana.

E, pior, geralmente quem reclama de algo assim é considerado chato e atrasado.

Continuamos com vergonha de sermos brasileiros além de samba, futebol, cerveja e mulher pelada.

Aliás, podemos excluir o samba desta lista pois já não é mais "pop" na sua própria terra.

Agora é funk preconceituoso machista... (também nada contra o funk, que é um ritmo gostoso que não necessita daquelas letras idiotas).

Recentemente foi sugerido um controle no excesso de estrangeirismos no comércio e etc.

Muitos criticaram achando absolutamente normal uma loja escrever "50% OFF".

A manutenção de uma cultura passa necessariamente pela transmissão dela, por todos os meios possíveis.

E a nossa estão cada vez mais deixando de transmitir...

Alguns animais são adestrados pela força.

Outros só por umas migalhas em troca de um abano de rabo...