A Parábola se Repete

                                          Compadre Lemos

-- Onde estão os talentos que te confiei? Pergunta o rei, ao servo.

-- Sabendo de vossa severidade, eu os enterrei, em segredo. Aqui estão eles.

-- Servo mau e preguiçoso!... Devias tê-los feito frutificar e render juros!...

Todos nós já conhecemos de sobra esta Parábola, contada por Jesus. ( Mateus, 25 - 14 a 30).

Ontem, em seu pronunciamento, em Cadeia Nacional de Rádio e Televisão, o Exmo. Sr. Presidente da República anunciou que "Deus nos confiou mais uma imensa riqueza: o petróleo do Pré Sal".

Maravilha!... São, no mínimo, oito bilhões de barris de petróleo - podendo chegar aos oitenta bilhões de barris - o que nos colocaria, com folga, no seleto grupo dos dez maiores exportadores de petróleo do mundo!... Seria a nossa redenção!...

Agora, senhores, resta saber o que o Brasil fará com esse tesouro!

Será ele distribuído entre os políticos, via fraudes e maracutaias que gerarão, inclusive, intermináveis e infrutíferas CPIs?...

Será ele aplicado em projetos mirabolantes e megalomaníacos que servirão apenas para justificar as fraudes,  as maracutaias e as CPIs?

Servirá ele para financiar futuras campanhas políticas, nas quais o povo só entra com o voto?

Ou será ele realmente aplicado na Educação e no Combate à Pobreza, como afirmou - com todas as letras - o Sr. Presidente?

Sei não... Mas, enquanto o Presidente falava, veio-me à lembrança uma antiga novela da Globo, chamada "Pecado Capital", em cuja trilha sonora Paulinho da Viola cantava:

"Dinheiro na mão é vendaval,
é vendaval!
Na vida de um sonhador,
de um sonhador!
Quanta gente, aí, se engana
E cai da cama,
Com toda ilusão que sonhou!..."


Deus esteja!...
                       

Compadre Lemos
Enviado por Compadre Lemos em 08/09/2008
Reeditado em 01/08/2010
Código do texto: T1167743
Classificação de conteúdo: seguro