Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Ao resgate de Valores Éticos

                                   

Hoje não quero palavra rebuscada, erudita, complexa, complicada para falar sobre a ética. Quero palavra simples, exata.  Quero que todos compreendam o que digo. Do doutor ao mendigo. Não quero que seja privilégio de poucos, quero atingir as massas, os morros, o povo!

Acordei nesta manhã com vontade manifestar meus pensamentos, de protestar. É  resultado dessas campanhas eleitoreiras que invadem a minha privacidade.

Observando cada canto de nosso imenso país, tendo-o como exemplo de progresso, fazendo alusão ao lema inserida na Bandeira Nacional, percebo como ele está mal.O Brasil está sem valores morais.  Nosso lema deveria ser "Ordem, Progresso e Ética". Sem ética o que impera aqui é ilegalidade, a imoralidade, a impunidade, o protecionismo e roubo nas mais variadas esferas regionais do país.

Existe ainda o racismo camuflado. Num país miscigenado como o nosso, jamais deveria existir preconceito racial. Quanto ao preconceito da opção sexual, acredito que seja falta de cultura, de educação. Ninguém é obrigado a aceitar, mas respeitar sim é um dever de todos nós.

Vamos citar a saúde... O que mais assistimos em telejornais são hospitais superlotados, com pacientes maltratados. Tudo isso é fruto do descaso das autoridades competentes. O que me enerva é que nos períodos  eleitorais aparecem reformas em hospitais, aceleração nos atendimentos, aumento de cirurgias por dia... E o povo AINDA, meu Deus, dá crédito para esses oportunistas! Oportunistas porque durante dias, meses e anos, pisam, zombam, ignoram, desprezam o pobre, mas próximo às eleições, se mostram tão próximos, tão solícitos, tão, tão... Arre! É demais para minha ideologia! Não confundam com demagogia...

E essa a onda furação de acontecimentos envolvendo crianças abandonadas, deixadas ao léu. Esquecidas dentro de automóveis, jogadas nos lixos, nos rios ou pelas janelas... Quem pensa nas crianças num país onde adulteram até o leite?!  Interessante é que até aquele ladrão de carros ficou indignado com o descaso dos pais irresponsáveis que deixaram a criança sozinha dentro do veículo furtado...  De vez em quando surge um “bom ladrão”. Esse, ao menos, teve piedade da criança. Espero que ele reveja os valores, quem sabe não acerta sua conduta de vez. Dentro dele, há bons sentimentos. Torço pela sua mudança.

Prosseguindo com meu protesto, penso que tem mãe que orienta a filha para furar a camisinha para engravidar e “segurar” aquele rapaz rico. Onde está a ética? Não vejo diferença entre uma cafetina e uma mãe que age deste jeito. Bem, diferença há sim, a cafetina assume o seu papel. E aquele pai que faz cola para uma criança de apenas oito anos de idade... Que valores éticos o menino está aprendendo dentro do próprio lar? Que futuro um pai que tem essa atitude, espera para seu filho? Se ele não permite que a criança erre no tempo devido, quando chegar o momento de fazer escolhas certas, depois da falta de caráter que o próprio progenitor ofereceu de bandeja. Será que o menino não vai preferir o meio mais fácil como aprendeu dentro do próprio lar? Tanto o caso supracitado, da mãe e do pai, cresce assustadoramente a cada dia.

E as programações das redes de televisão, que com a concessão permitida pelo Governo, parecem nutrir interesse para que a população fique numa total ausência de cultura. Haja vista a grade de programação que tem, sobretudo, na rede de canal aberto.Revendo a História da Humanidade, bem lá atrás, dá a sensação de que estamos andando de marcha-ré, onde somente quem tinha direito à educação, era a minoria privilegiada.

Dois caminhos nos leva à falta de ética: a ignorância (por não se ter conhecimento, educação e cultura); ou por falta de moral mesmo, pois se tendo entendimento, ainda assim, comete-se impunidade.

Com licença poética afirmo que sem ética, o único progresso é o da miséria, da corrupção, da desonestidade, da falta de escrúpulos, do atraso, do retrocesso, etc. e tal.

Resista, você pode mudar e melhorar nosso Brasil, a começar pela sua casa. Joguei a semente, colha bons frutos...



Djanira Luz
Enviado por Djanira Luz em 23/09/2008
Reeditado em 23/09/2008
Código do texto: T1192235
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Você deve citar a autoria de Djanira Luz e o email: djanluz@oi.com.br). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Djanira Luz
Nova Friburgo - Rio de Janeiro - Brasil
1283 textos (173321 leituras)
14 áudios (3106 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/11/14 02:46)
Djanira Luz



Rádio Poética