crônicas de Educação Sexual: A VAGINA... O CLITÓRIS E O HÍMEN...

A VAGINA... O CLITÓRIS E O HÍMEN...

No fundo da vulva da mulher, encontra-se a vagina, que é um conduto de sete a dez centímetros de extensão, às vezes um pouco mais larga.

A mucosa que forra o interior é muito sensível. É necessário tomar cuidado para não esfolar e sempre atentar à sua higiene.

A vagina é fechada pelo hímen, que se rompe no momento do defloramento.

A vagina é pregueada, o que torna elástica. Além disso, pequenas glândulas (Bartholini) secretam um líquido que lubrifica o orifício e permite que o pênis penetre mais facilmente.

No momento do parto, a vagina se alarga para deixar passar a criança.

Serve também para dar saída ao sangue da regras ( menstruação).

A vagina se adapta perfeitamente bem para as necessidades do parto e do ato sexual.

CLITÓRIS

Situado na parte superior da vulva, geralmente oculto pelos pequenos lábios, o clitóris da mulher raramente ultrapassa dois centímetros.

Como o pênis do homem, termina por uma pequena glande em parte recoberta por um capuz comparável ao prepúcio.

Tal qual seu homólogo masculino, o clitóris e erétil.

Mesmo quando minúsculo, o clitóris é um dos pontos do prazer sexual feminino.

No período preparatório do ato sexual, o homem deve se preocupar em excitar o clitóris, tanto mais que, em inúmeras mulheres jovens, é ele o elemento essencial do prazer.

Ainda hoje, em particular em certos países da África, pratica-se comumente a excisão do clitóris e de uma parte dos pequenos lábios.

É em geral entre oito e onze anos que estas meninas são vítimas dessa mutilação que não se justifica e cujos motivos são ainda muito discutidos.

HÍMEN

O hímen é a membrana que oclui mais ou menos completamente o orifício da vagina. Sua forma e espessura são variáveis.

Pode também deixar de existir ou ser destruído em conseqüência de acidente ou doença.

O fato que a Inexistência não obriga forçosamente à conclusão de que a jovem já manteve relações sexuais.

Pelo contrario, às vezes ele é bastante delgado e elástico para permitir relações sem se romper. Pode durar até o nascimento da criança.

Em geral o hímen é rompido quando da primeira relação sexual, daí uma pequena dor e pequeno sangramento, essa hemorragia tinha, antigamente, tão grande importância que se expunha publicamente a camisola manchada da recém-casada, ainda fator cultural de algumas nações principalmente islâmicas.

E ainda aculturadas como fator marcante no pensamento de alguns homens em ser o primeiro, parte da ignorância machista de alguns dogmas religiosos e culturas tradicionalistas.

Alguns garotos são endoidecidos a transarem com várias meninas, muitas vezes até direcionados pela educação familiar, e amizades, mas para casar querem que a parceira seja virgem.