OLHA O TREM....

CAFÉ COM PÃO

BOLACHA,NÃO....

...ERA ASSIM,QUE,NA MINHA INFANCIA AGENTE ESPERAVA O TREM QUE VINHA DE SALVADOR,TRAZENDO GENTE QUERIDA,PRESENTES,NOVIDADES.A QUERIDA MARIA FUMAÇA DA MINHA INFANCIA,HOJE VISTA APENAS NOS MUSEUS OU,ENFEITADA DE SAUDADES,NOS ESCANINHOS MAIS REMOTOS DA MINHA MEMÓRIA.

DIA DE ESPERAR O TREM;TODOS NA ESTAÇÃO,COM ROUPAS DE DOMINGO E O CORAÇÃO AQUECIDO,ANTEGOZANDO A CHEGADA;A LOCOMOTIVA BUFANDO,CHEIA DE EMPÁFIA,PUXANDO OS VAGÕES,SUAS PESADAS RODAS DE FERRO DESLIZANDO NOS TRILHOS,ENGOLINDO DISTANCIAS,DEIXANDO PARA TRÁS PAISAGENS E BOIADAS,ALÉM DE PEQUENAS CIDADES,PERDIDAS NO MEIO DO NADA,CIDADES SEMI-MORTAS,QUE REAGIAM PARA A VIDA,OUVINDO O APITO DO TREM;PQRQUÊ SERÁ QUE TRÁS TANTA  SAUDADE,ESSE APITO LONGO  E PRESENTE!?PRESENTE NAS NOSSAS LEMBRANÇAS,NOS DESEJOS MAIS OBSCUROS,NO NOSSO INCONSCIENTE,NA NOSSA MEMORIA.AO ESCUTÁ-LO,IMEDIATAMENTE BATE UMA SAUDADE VADIA E DOLOROSA NO NOSSO CORAÇÃO.SAUDADE ATÁVICA.!

NUNCA PUDE ENTENDER COMO UM PAÍS CONTINENTAL,COMO O NOSSO,PODE SOBREVIVER SEM O TREM,ENGOLIDOR DE DISTANCIAS.NA VELHA E SÁBIA EUROPA PODEMOS DESFRUTAR DESSE PRAZER.É O TRANSPORTE QUE USO,QUANDO LÁ ESTOU.VIAGENS MAGNIFICAS PELO VALE DO LOIRE,DE BARCELONA PARA MADRI OU DE LISBOA PARA MADRI.AQUI,NA PINDORAMA,NOSSOS ÇABIOS,RETIRARAM OS TRENS DE CIRCULAÇÃO;PARA BENEFICIAR AS MONTADORAS DE AUTOMOVEIS,OS DONOS DE EMPRESAS PETROLIFERAS,OU POR OUTROS INTERESSES,COM CERTEZA,TODOS MENOS NOBRES.SE O PRESIDENTE LULA QUISER PASSAR Á HISTORIA COMO UM ESTADISTA DE VERDADE,RESTAURE A FERROVIA.CONCEDA-NOS O DIREITO DE CRUZAR ESSE PAÍS DE SALVADOR A PORTO ALEGRE NOS BANCOS DE UM TREM,APRECIANDO A PAISAGEM,NUMA VIAGEM CALMA E CONFORTAVEL;UMA VIAGEM DE SONHOS,COMO A GENTE FAZIA DE CURITIBA A PARANAGUÁ,PASSANDO NAQUELA PONTE MAGNIFICA,FEITA PELO BAIANO ANDRÉ REBOUÇAS,QUE PARECE FLUTUAR NO INFINITO.TOMA JEITO,BRASIL!ESQUECE CARROS POLUENTES,ESQUECE A PRESSA,ESQUECE AS URGENCIAS E RESTAURA ESSE PASSADO,NÃO MUITO DISTANTE.OS BRASILEIROS VÃO AGRADECER.

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 30/09/2008
Código do texto: T1203764
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.