DIA INTERNACIONAL DOS IDOSOS

DIA INTERNACIONAL DOS IDOSOS

No dia 27 de agosto, celebramos o dia internacional da pessoa idosa.

Eu gostaria de lembrar dos cuidados que às vezes deixamos de lado com respeito aos nossos queridos idosos.

As dificuldades que temos em cuidar de idosos, muitas vezes estão ligadas às dificuldades em percebermos que também estamo-nos envelhecendo. Envelhecendo dentro de um modelo de sociedade onde os idosos não têm valor.

O dia em que todas as pessoas perceberem que envelhecer não é uma fatalidade sinistra, mas uma realidade natural e soberana de cada um que vai ao longo da sua vida adquirindo sabedoria. E vai relacionando essa sapiência com os outros seres humanos.

A pessoa só consegue ajudar o idoso quando ela é solidária com o seu próprio processo de vital. A aceitação de si mesmo e da sua história é um fator predominante nessa trajetória.

A ajuda à pessoa idosa é justamente o esclarecimento que vamos dando a ela, uma vez estando lúcida, da liberdade e do direito que ela tem de envelhecer com dignidade.

É um desafio fortíssimo, dentro da sociedade onde o reconhecimento se dá a quem produz e consome, aceitar a presença “corde suo” do idoso nas vidas das pessoas como “magister”.

Uma vez que no conceito da coletividade atual eles não produzem e nem consomem, portanto, dão prejuízos.

Isso acontece porque o modelo social passa para o ser humano, desde o seu período infantil, que ele é eternamente jovem. E essa ilusão vai cristalizando-se ao longo da vida.

Com isso a sociedade acaba negando a presença real do idoso que está em sua frente e do idoso que está num crescendo dentro de cada um.

Esse último é mais sério, pois a sua marginalização vai trazer graves problemas psíquicos ao desinformado que acredita que nunca irá envelhecer.

Que possamos acolher bem os nossos anciãos cheios de experiências e de vida.

Que possamos preparar-nos bem para encarar o envelhecimento que chegará a nossas vidas.

É isso!

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 30/09/2008
Código do texto: T1204223
Classificação de conteúdo: seguro