VISÃO DA CRISE AMERICANA

VISÃO DA CRISE AMERICANA

Quem espalha ventos, colhe tempestade, diz o ditado. O WG Bush vem através desses 7 anos de governo não espalhando ventos, mas verdadeiras tempestades. A nação americana é guerreira por natureza e seu presidente é um cow-boy belicoso. Minou a economia do seu país com guerras e presunção de guerras a inimigos invisíveis e as conseqüências não são e não serão angustiantes surpresas.

Todavia, acredito que no final, “entre mortos e feridos se salvem todos, “ porque o homem é um Deus em evolução e tem capacidade e discernimento para sobreviver e se adaptar às piores contingências naturais e as criadas por ele próprio. É claro, que a expressão que uso não é absolutamente determinante, porém eu quero afirmar que o “mundo econômico” continuará evoluindo, sem ironia, para melhor, porque dos erros é que se colhem os acertos, mesmo combalido em suas mais sólidas estruturas. Como exemplo, cito paises em guerra: Todo povo se une, se agarrando a uma tábua de sobrevivência e termina alcançando a praia.

O USA devido a sua participação em todas as guerras fora do seu próprio território, obteve fenomenal vantagem de poder fabricar e vender armas para combater o inimigo no seu território e ainda se tornar fornecedor para os seus aliados, a peso de ouro, conseguindo assim se tornar a nação econômica mais poderosa do globo. Aliás, é preciso salientar, que os USA é conhecido fornecedor de armamentos para amigos e inimigos, porque seu povo, de tino altamente mercantil não perde oportunidade de lucros. Ainda, inteligentemente, além do “instinto” invejável para comércio, procuram conquistar para sua ciência as mais refinadas inteligências para servir de apoio em suas bases. Indiscutivelmente deve se louvar essa atitude. Como eu desejo acentuar, com seu poderio financeiro consegui globalizar todo o sistema econômico e se tornar a Coluna Vertebral da economia mundial. Está claro, que agora, com sua Coluna se alquebrando, ou melhor, alquebrada, todos sofrerão as danosas conseqüencias, principalmente as nações pobres e emergentes em grande parte seus dependentes.

O “pacote”, como odeio esta palavra e seu objetivo, porque ela sempre lembra surpresa desagradável, de ajuda ao sistema financeiro nada ajudará a não ser empobrecer a econômica do povo americano, quiçá do mundo, porque ele continuará a manter os privilégios de riqueza dos seus dirigentes, o sistema de capitação de riquezas especulativa nas bolsa em todos as partes do globo, sobretudo porque também o povo em si, precisará igualmente perder sua cultura de elevado status social enraizado em cada um dos seus componentes, passando a conviver num país com recessão e inflação. Não será fácil. O drama será mais doloroso para o próprio americano e os que lá com eles vivem e convivem.

Então, é como repito, subjetivamente: “Entre mortos e feridos se salvarão todos”. É possível e plausível que muitos não suportarão de uma hora para outra perder toda sua fortuna.... São dramas dolorosos de suas conseqüências. Entrementes, a pré-história confirma que a humanidade sobreviveu até a um Dilúvio., porque somos todos Filhos de Deus e gerados à sua semelhança.

PRESUMO que o governo do Brasil verá frustrados muitos dos seus planos. De uma única coisa estou certo: Ela não terá apoio dos Bancos particulares porque sempre se caracterizaram como os avaros do sistema financeiro, verdadeiros Tios Patinhas.

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 02/10/2008
Reeditado em 02/10/2008
Código do texto: T1207153