TIMIDEZ: A VOZ DO SILÊNCIO

TIMIDEZ: EU GUARDO TUDO DENTRO DE MIM

Porque será que não consigo “colocar as coisas para fora”? Quantas e quantas vezes engulo as minhas palavras, até nos momentos de raiva?! Levo uma bronca e... me calo. Ganho um elogio e... não consigo dizer absolutamente nada. Reparo num(a) garoto(a) “dando mole” pra mim e... não correspondo, abaixo a cabeça para desviar o olhar dele(a). Gosto de alguém, mas não consigo dizer “eu te amo”! É, acho que eu guardo tudo dentro de mim!

Porquê? Porque sou assim?

Olá queridos leitores!

A maioria das pessoas guarda muita coisa dentro de si: um pequeno gesto, um rápido olhar, uma simples palavra, um sim... , um não... um talvez! Mas a timidez pode acabar com muitos e bons relacionamentos. Sim! É ela a responsável maior por esse silêncio que “endurece” nossos corações, nos deixando embrutecidos, ou simplesmente, – no ver de outras pessoas –, totalmente indiferentes a tudo e a todos.

Preste mais atenção a você mesma(o)! Repare, como você está agindo ao encontrar com uma pessoa. Fique atenta(o) nas suas respostas! Faça um minucioso estudo interior. Agora, longe das pessoas, analise seu comportamento. O que você deixou de falar àquela pessoa: seria melhor ter dito “sim”? Ou, a melhor resposta seria um “não”? Coloque-se no lugar daquela pessoa com quem você conversou anteriormente: será que você gostaria de ser seu amigo(a)? Será que esta pessoa pode ter achado que, pelo seu modo de agir, pelo seu olhar, e pelas suas poucas palavras, não estaria você sendo indiferente?

Faça o teste do espelho. Olhe-se no espelho e converse com sua imagem refletida. Não precisa ter medo, lembre-se: é só você e mais ninguém! Faça diversas perguntas que lhe ocorrerem durante esse “exercício”, e tente ser o mais honesto possível nas suas respostas! Vá fundo no seu questionamento. Formule perguntas que mexam com o seu ego, com o seu “impenetrável mundo interior”. Agora, responda, sem medir conseqüências das suas respostas! Exemplo: pergunte-se: “você tem alguma coisa importante para me dizer?”, “ou então: “você gosta de mim, por favor diga?!”

Esse exercício do espelho, feito sempre que possível, ajudará você a se expressar melhor numa conversa com alguém de verdade. Você, provavelmente, se perguntou inúmeras vezes as questões mais difíceis de serem respondidas, portanto, não vão lhe pegar de surpresa. Você reparou como as crianças fazem perguntas bem embaraçosas a seus pais? E, nem por isso - claro que usando o bom senso -, são necessárias respostas mentirosas, ou ainda, usar a tática do “faz de conta que eu não ouvi”. Essa, na verdade, é a maneira pela qual muitas pessoas podem pensar que você está esnobando-as, fazendo-se de surdo-mudo.

Na próxima edição, vamos tratar desse exercício do espelho e em mais alguns testes que vão ajuda-la(o) a “sair do confinamento”. Você estará mais preparado para o que der e vier. Não existem fórmulas mágicas, contudo. Somente, aplicação. O querer melhorar, o querer evoluir. E isso... é com você, amiga(o)!