Pequena Homenagem a Richard Wright

Eu sempre disse que o Pink Floyd não foi uma banda e sim uma Instituição do Rock, como os símbolos sagrados para as religiões, ou três poderes para a democracia. Certamente foram, são e serão referência de estilo musical e visual pra sempre quando se falar em rock.

Entretanto é só a obra que fica, o artista é mortal. Depois da morte de Sydd Barrett, guitarrista e membro fundador da banda em Julho de 2006, agora é a vez do tecladista, e também membro fundador, Richard William Wright deixar o mundo dos vivos. Ele morreu neste dia 15 de Setembro, uma segunda-feira, aos 65 anos de idade, “após uma rápida luta contra o câncer” – foi o que disse o seu acessor.

Ao se falar no Pink Floyd, sempre vem à cabeça o David Gilmore com sua guitarra chorosa e voz de veludo ou o Roger Waters com o seu baixo marcante e o cérebro por trás da criação. Mas é claro que isso é uma grande bobagem, a música do Pink Floyd não seria nada sem o clima etéreo dos teclados e da harmonia que brotavam da mente de Richard, além de seu timbre de voz ser o mais perfeito para fazer duetos com Gilmore. E seria injusto não destacar, também, a bateria dinâmica de Nick Manson e seu toque certeiro, sempre levando a música para o sentimento certo. Richard também escreveu grandes clássicos da banda, como Us and Them e The Great Gig In The Sky, do álbum Dark Side of The Moon.

Durante os anos 80, por desavenças internas, essa Instituição do Rock que foi o Pink Floyd se separou e seus membros seguiram carreiras solo, sendo que Wright gravou apenas três álbuns : Wet Dream (1978); Identity (com Dave Harris, em 1984) e Broken China (1996). A ultima apresentação do grupo com sua formação original aconteceu em 02 de julho de 2005, no festival Live 8, em Londres, fazia 24 anos que não tocavam juntos.

Richard Wright deixa, sem sombra de dúvidas um legado de belas canções e influências. Não existe quem ouça a música Echoes do álbum Meddle e não se surpreenda com o teclado, ou então se comova com os acordes de piano que envolvem o incrível solo de vocal feminino da The Great Gig in The Sky.

Muito obrigado, Richard, apesar de você ter saído de cena, está imortalizado nos bons momentos da sua música que estarão sempre ao nosso alcance.