Meu Pensamento Sobre o Dia da Criança



Hoje, além de ser feriado católico (para todas as religiões), é também o dia das Crianças.

Nesse dia muitas crianças, quase todas ganham presentes, lembrancinhas dos pais, tios, padrinhos... Tudo dentro da mais perfeita ordem, da mais perfeita paz e confiança!

Todas as crianças merecem esta lembrança pelo seu dia, pois, como sabemos há ainda uma infelicidade pairando sobre muitas e muitas crianças do Brasil e do mundo. A violência. A violência doméstica, a pedofilia, as drogas, enfim tudo de ruim rondando corpos indefesos.

Parece horrível falar em violência num dia tão festivo como o de hoje, principalmente olhando aqui da janela e, vejo o campo de futebol repleto de crianças recebendo suas lembranças, suas homenagens... brincando muito felizes, participando das atividades, das gincanas preparadas pelo bairro para as crianças. Lindo! Lindo! Lindo!

Por isso, quero fazer um apelo às nossas autoridades que arrecadam tanto com os impostos e fazem o mínimo do mínimo do mínimo pela criança que está sem atendimento médico, sem uma escola de qualidade, sem parques, e, até o básico – alimento, vestuário, remédio, numa triste constatação, - que cuidem delas, que cuidem para que sejam adultos de qualidade, de moral, com ética...

Quero apelar para a consciência das famílias para que dê amor, alimento, mas, também a educação familiar- respeito às pessoas, ao ambiente, ao seu entorno – pois a criança precisa desde tenra idade aprender os seus limites! Entrar num restaurante, alimentar-se e depois ficar a correr por entre as mesas é desagradável; correr com o carrinho dentro do supermercado não respeitando as outras pessoas, porque é uma criança está errado... Entrar num consultório médico e ficar gritando, correndo, batendo nas outras crianças é imperdoável... aos pais que não a educam. A criança está no seu papel de criança sem educação porque não sabe. Mas o adulto responsável por ela é culpado, sim, das broncas que por ventura vier a levar, das caras feias que receber de outras pessoas... Criança sem educação e sem limite, os pais deveriam ser punidos com rigor, pois estão deixando ao sabor da correnteza esta criança. Criança não sabe o que faz, por isso precisa de educação.

A criança que rouba é porque alguém usufrui do fruto do roubo. Alguém se aproveita. Se for pai ou mãe, não há, no meu entendimento, o que justifica a criança ficar na rua, ao léu, ao deus-dará. Falta é punição pesada para os exploradores, para os pais que relegam seus filhos às ruas. Não adiante Conselho Tutelar recolher estas crianças. O adulto vil, irresponsável deve ser punido severamente. Principalmente se forem os pais, pois tem o compromisso legal, moral e espiritual de zelar e velar por elas.

Quero apelar às consciências das famílias, que se preocupem com a vida escolar de seus filhos. Que não releguem à escola o papel da educação familiar – cumprimentar, agradecer, sorrir, pedir com gentileza – isso é tarefa da família que a escola pode ampliar. Cada família tem suas características peculiares que passam para a criança que quando chega à escola sente-se segura para enfrentar a realidade tão diversificada que encontra. Que olhem as atividades escolares acompanhando os deveres, os trabalhos – não fazer por eles, pois tem isso também: a mãe fica com dó do filho e faz os deveres por ele – ele precisa desse “sofrimento” para aprender, para evoluir!

Quero fazer um pedido aos pais e mães que não se deixem enganar pela capa de bondade de algumas pessoas – são lobos com pele de cordeiro- que enganam e se aproveitam das crianças aliciando-as, prostituindo, corrompendo, maculando sua pureza física e espiritual! Incluído aí os pedófilos, tanto homem como mulher!

Quero fazer um apelo a todas as pessoas de bem, de coração honesto, para que fiquem alerta, sempre, pois as crianças são nosso tesouro mais precioso.

Não adianta no dia de hoje cobri-las de presente se a deixarmos a sua mercê, a própria sorte, com brinquedos que incentivam a agressividade, a violência – imitação de armas de fogo, armas brancas. Esses não são brinquedos úteis que estimulam o desenvolvimento lógico, motor, sensorial, e emocional.

Nossas crianças merecem todo o nosso respeito e dedicação, não só hoje com gastos excessivos, mas todos os minutos de sua vida, pois mesmo que tenham mil anos, serão sempre as nossas crianças, as que geramos, que amamos, que educamos para a vida individual e coletiva.

Deus abençoe as crianças do nosso Brasil, do nosso mundo, para que encontrem sempre um sorriso e um coração sincero a sua volta!

MVA
Enviado por MVA em 12/10/2008
Código do texto: T1224986
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.