ENVELHECIMENTO PRECOCE


Virou moda falar-se sobre o envelhecimento.A mídia quase que semanalmente divulga entrevistas com profissionais de áreas diversas falando sobre o mesmo. Ensinam os cuidados  básicos durante esta fase, principalmente com vistas a uma longevidade saudável.

Apregoa-se aos quatros cantos a formação de grupos da terceira idade onde pessoas se encontram para troca de idéias, estudos, lazer, viagens e até mesmo início de um novo idílio já com mais maturidade e novas perspectivas.

Outro dia, eu estava num determinado local onde existiam pessoas de diversos graus de formação e fiz a seguinte pergunta: - quem criou a expressão "Terceira Idade"? Eu estava intrigada porque se há a terceira é porque deve haver a primeira a segunda e provavelmente a quarta...quinta e por ai. 

Um jovem farmacêutico respondeu com a seguinte aberração:deve ser porque trata-se de pessoas mais velhas e quem criou fez a comparação com a carne de terceira. 

Dá para acreditar?!!

Ou seja, o refugo da carne que fica dependurada no açougue esperando quem se atreva a comprar.A carne mais ruim que não serve para o preparo dos pratos mais atraentes e suculentos da culinária.

Pode parecer absurda esta resposta partindo de um jovem com formação universitária e tal, mas é verdade mesmo. Eu, indignada diante da resposta, para não pular na garganta dele ou dar-lhe uma boa mordida na orelha a fim de ver se a carne dele era de primeira,segunda ou.....???? me calei!!

Das mais variadas maneiras a sociedade vê a pessoa que está envelhecendo.Mas , como será que enxerga os que envelhecem precocemente? Não falo da patologia que traz a característica física do envelhecimento ao ser que ainda transita pela faixa da infância. Falo das crianças que são obrigadas a envelhecer precocemente por conta das circunstâncias de vida que levam.

Falo de crianças em tenra faixa de idade quebrando cocos, limpando latrinas, carregando pesos  bem acima das suas forças minguadas a fim de ganharem uns trocados e ajudar, com dignidade, a família.

Estes dias no meu ambiente de trabalho, um berçário num hospital público, conversei com uma jovem com apenas treze anos de idade que revelou ter cuidado dos seus irmãos desde os cinco anos. Absurdo não!? Pois é. E estava ali naquele momento para amamentar o seu filho prematuro de poucos dias de nascido.

Eu me pergunto: até quando as nossa crianças terão que envelhecer precocemente para dar conta de situações que não foram por elas criadas?

Até onde vai a responsabilidade da sociedade como um todo e do Estado?

Quando o Estado vai,efetivamente,despertar para esta dura e cruel realidade? 

A terceira idade embora comparada a carne ruim, (rsrsrs) carne de terceira, sabe se virar mais ou menos.Até promove excursões e se diverte à beça.

E as crianças que estão envelhecendo precocemente?! Quando terão o direito de desfrutar do lazer que lhes é devido de fato e de direito, adequado à sua faixa etária? Terão que esperar até a terceira idade para que possam se divertir,brincar e passear? Provavelmente sucumbirão antes disto.

E nós, o que temos feito diante desta chocante situação?! 

Talvez alguns ou muitos pensem não se tratar de um assunto que lhes diga respeito. Aquela velha história de que: não faz parte da minha família não está me dizendo nada !!

Será mesmo assim? 




bjs soninha