Evolução da amizade

Conversava com uma amiga e ela me confessava que estava triste e desiludida com a mesquinhez, falsidade de algumas pessoas.

Pessoas especiais, verdadeiras, sensíveis como ela são mais suscetíveis as atitudes egoístas e mesquinhas.

Todos nós já sofremos por algo que nos fizeram e também já magoamos alguém.

Pessoas não são chamadas de individuos à toa, cada uma tem sua individualidade, personalidade diferente, é um ser único.

Não esperemos que as pessoas sejam nosso espelho, que sejam nossa imagem e semelhança. Encontraremos semelhanças nas outras pessoas, mas as diferenças sempre serão maiores. No momento em que aprendemos a conviver com as semelhanças e as diferenças é que a amizade está pronta para nascer.

Às vezes quem magoa não tem a intenção de fazê-la, outras vezes machucam propositalmente, constantemente, sentem prazer em magoar, ferir.

Como sempre escutamos, devemos aprender com o sofrimento, com as desilusoes vividas. Tirar delas forças para enfrentarmos situações futuras.

Não devemos nos fechar para o mundo ou nos afastar dos amigos, por termos sidos magoados por alguem que chamavámos de amigo.

Devemos aprender a conviver com as diferenças, defeitos dos nossos amigos, respeitar seus gostos, entender suas atitudes, desde de que não sejamos magoado, que nos não machuquem.

Afastarmos das pessoas ou nos esconder numa redoma, nunca foi a solução.

Primeiro, ao nos afastarmos dos amigos verdadeiros (considero amigo verdadeiro uma redundância), estaremos fazendo o que fizeram conosco: magoando, machucando, estaremos punindo que não merece. Sendo egoísta. É a mesma coisa que dizermos que não vamos visitar um amigo em um hospital, pois não queremos vê-lo doente. Mas será que ele não nos deseja nos ver?

Isolarmos numa redoma é sinal de fraqueza, de não estarmos aprendermos para nos tornamos mais fortes, imunes a futuras traições.

Darwin na teoria da evolução das espécies explicava que as espécies que se adaptavam as transformações ocorridas, eram aquelas que conseguiam sobreviver.

Então que façamos nossa propria evolução da amizade. Extinguemos de nossas vidas aqueles que nos machucam, quem nos magoam, que nos provocam tristezas e preservemos aqueles que nos façam felizes, que nos tornem mais fortes, que acreditem nos nossos sonhos, que nos tirem sorrisos e não lágrimas, que gostem de nós como somos, que nos critiquem quando necessario, que nos apoie quando precisamos.

E viva a Evolução Natural da Amizade.