Peraí filha que eu tô conversando!


Caminhar para mim significa os pés no chão e a cabeça nas nuvens.Numa destas caminhadas, retornando do trabalho no início da noite, com a cabeça viajando por todas as galáxias do universo, escutei um pai responder para uma filha de mais ou menos oito anos de idade, esta frase:"peraí filha que eu tô conversando"!.

Eu vinha e eles iam. Eram três para ser mais precisa. O pai, na faixa de uns trinta e poucos anos, a filha e um outro personagem grisalho que sugeria uns cinquenta a mais.

A criança mirou uma placa afixada no poste onde tinha a sigla AMOJE e perguntou: - o que é AMOJE pai? Ao que ele lhe respondeu com esta expressão citada como título.

A resposta daquele pai, naquele momento me trouxe de volta à dura realidade que é a vida de todos nós, inclusive das crianças. Sou bastante questionadora diante da minha própria vida e dos fatos que me cercam, eu me perguntei: quem responderá aos futuros questionamentos desta criança se o seu pai estiver conversando? Será que a sua mãe também reage assim diante dos questionamentos que lhe são feitos?

Juro que tive vontade de responder mas quando me voltei para fazê-lo eles já íam distante.Quase fui atrás para dizer ao pai que nada é mais importante que responder com sinceridade`aos questionamentos dos filhos. Hoje ela quer saber o que é AMOJE, amanhã ela irá perguntar o que é DST/AIDS, PRESERVATIVO , SÍFILIS,PUBERDADE etc etc etc.

Claro que encontrando os pais ocupados ela receberá de bom grado qualquer resposta ou qualquer tipo de atenção que lhe oferecerem, venha de quem vier.

Todos nós, indistintamente gostamos de ser valorizados, escutados, compreendidos e sobretudo aceitos. Ouvir com atenção a criança é muitíssimo importante para ela e, nenhum diálogo à parte é mais importante do que responder aos seus questionamentos. 

O nosso interlocutor adulto compreenderá como é importante para nós, pararmos o diálogo por alguns minutos e atendermos ao apelo infantil. Se porventura ele não entender, talvez esteja sintonizado numa faixa que requer urgente amadurecimento.

Se você lida com criança, pense nisto. Escute-a sempre que esta lhe procurar, atendendo-a nas suas necessidades para que um amiguinho indevidamente não venha captar a sua confiança para sempre.




bjs soninha
Ah! AMOJE é Associação de Mototaxistas de Jequié