TEMER A PRÓPRIA SOMBRA

QUANDO a gente conhece uma pessoa medrosa,costuma dizer que ela teme a própria sombra;expressão que se refere a medos reais ou imaginários,que alguém não consegue espantar.

Este expressão , nós devemos a um famoso cavalo;não um pangaré qualquer,mas,um lindo exemplar eqüino,que o conhecido comerciante de cavalos,Filoneico,tentava vender ao Rei Felipe da Macedonia,bambambam da época e pai de Alexandre,o Grande.

-Cavalo nervosinho,esse,hein,amigo!?ningúem consegue pôr a mão nele.De que me adianta comprar um animal que ninguém consegue montar?É lindo,mas,não quero.

-Pai,eu posso monta-lo.

-Você!?Alexandre,és um garoto!Fica calado,que é melhor.

-Pai,deixa;eu posso montar.

Estavamos em público,cortesãos em volta,o Rei se sentiu desafiado pelo filho,não podia correr da raia.Deixou o Príncipe montar;”depois ele se acerta comigo”,pensou;desafiar assim o Rei em público.!Como é que aquele garoto de 15 anos,queria fazer o que seus melhores cavaleiros não conseguiram.Para salvar as aparências,soltou um desafio:

-Tudo bem,se você conseguir,este magnífico cavalo será seu;se não,vou compra-lo,mas,você vai me pagar por ele.

Chegando perto do animal,o Príncipe percebeu que o cavalo se assustava com a própria sombra;imediatamente o colocou contra o sol para que a sombra ficasse projetada para trás.Alexandre monta o cavalo e anda sempre em linha reta,debaixo dos aplausos de todos.

Ganhou o cavalo  a quem deu o nome de Bucéfalo,seu companheiro de muitas batalhas,morto na India,durante o confronto com o Marajá.Ali mesmo,depois de dias e dias de cerimônias fúnebres,o divino Alexandre fundou a cidade de Bucéfala.Estão admirados,porquê?Calígula não deu o título de senador romano ao seu cavalo Incitatus?e,olhem,não consta em nenhum dos anais que ele tenha roubado um dracma ou um ceitil do Tesouro de Roma...

Mas,voltando ao cavalo;seu nome significa “cavalo fogoso”;mas,podia significar também “sujeito imbecil”,por temer  uma ameaça que não existe.

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 20/10/2008
Código do texto: T1237965
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.