A hora de abrir os ouvidos...

Por Poet Ha, Abilio Machado

Os homens ladram atrás dos arames, um latido estridente entre os dentes, os caninos ferozes têm colados uma massa ensangüentada, logo atrás o mais fraco dos homens está caído, corpo colado ao chão, um homem de olhos ensandecidos rasga aquela carne e profere liturgias aos animais que os visitam.:

__Me olham agora... Ah mas se fosse em meu mundo aí de vocês... – rosna ele.

__Isso é verdade, já imaginou o quanto faríamos eles sofrerem? Cercaríamos eles por todos os lados, controlaríamos suas vontades, suas vidas, faríamos um plano mirabolante e os faríamos nos servirem...

__Como?

__Servirem ao senhor meu poderoso, poderíamos até colocar um igual a nós no meio deles e para aprisionarmos as suas mentes o sacrificaríamos, contrataríamos as cobaias certas, de todos quatro pelo menos escreveriam sobre ele e faríamos dele um quase deus, calma meu poderoso, senhor só tem um e és tu...

__Ainda bem... Mas me diga não usamos esta idéia uma vez?

__Sim... Mas deu certo, não deu?

__Idiota precisamos de uma nova idéia...

__Pensa em auto sacrifício então?

__Só se for o seu...

E assim aqueles homens foram ali aprisionados depois de descobertos, agora viviam numa jaula, para que os outros viventes do universo se deleitassem com a ferocidade que possuíam, eram seres cruéis, sanguinários, traidores de seus entes, matadores de sua própria espécie e ali naquele pequeno cercado estavam aprendendo a só devorarem na hora da fome, e a matilha humana perpetuava a espécie, no começo matavam até os seus próximos, meio assexuados, depois viram que só a esta companhia teriam, então tornaram do ódio a companhia ideal, acasalavam-se entre si...

Muitos procuravam uma salvação... Ah, pobres que salvação há quando só se alimentam de almas os infernos pessoais e suas amarguras? Ah pobres criaturas que jamais ficaram contentes com o que possuíam e só desejavam o que não podiam possuir e por ela matavam, saqueavam e feriam até à morte...

Nos arredores daquele sítio uma placa dizia em letras distintas, expressamente proibido oferecer-lhes qualquer tipo de leitura, animais com perigoso distúrbio de assimilação, ou ficam feras ou fanáticos. Atenção perigo.

Num canto meio encolhido um homem de olhos vibrantes saboreava um pedaço de uma mão e disse entre uma bocada e outra:

___ Vede irmãos... Eles nos olham com admiração, lembra dos pequenos animais que possuíamos? Gatos, cães, pássaros... acredito que se fossemos um pouco mais prazerosos nos dariam outros para alimento e levar-nos-iam consigo para onde quer que morem...

Assim mais um plano estava surgindo, os homens seriam domesticados, usariam da mesma tática dos felinos.

__Deixaremos eles nos pentearem, banho, comida, mas como os gatos não daremos todo nosso amor, sairemos nas noites e aterrorizaremos uns aos outros como paga da liberdade que teremos em mãos.

__E pobre deles... Rasgaremos um a um... To dentro...

__Eu também...

E a matilha em poucos anos tomaram conta de novo do planeta, começaram a se organizar, expulsaram seus donos, acabaram com os concorrentes, montaram clãs com siglas malucas, e conseguiram suceder o grande matador, inventaram uma tal moeda de troca, brigam agora por outros pedaços de corpos explorados como quem joga quem daquele prédio, hora de uma vida nova e depois um espancamento de um mais velho numa coisa que também inventaram chamada metro.

Uns se organizaram para tentar organizar os outros, mas cederam... Criaram uma coisa chamada milícia que contesta os delinqüentes mas que vira delinqüente e que é formada pelos que antes organizavam, traduzindo quem faz acaba ferrando tudo e fazendo ao contrário, nem eu mesmo entendo ... Só que estes que organizavam pecaram por que não estudaram o perfil psicológico daqueles que somavam a arma, eles vieram travestidos de cordeiros, mas na verdade eram lobos... Criaram alem dos mais espertificados uma tal politicagem que é uma coisa parecida com livre comercio mas que na verdade se tira mais que põe, aí fica um rombo que quem acaba tapando é aquele que colocou ele lá como representante para ver se ele organizava e ele lá bagunçou tudo.

Em breve amantes cansados de receberem não vão ser mais violentos, como aqueles meninos do bairro que os pais para ficarem livres deles lhes dão o carro nos fim de semana, motos e uns trocados, e ainda os benzem dizendo vão com deus, sem saber que eles vão é provocar as criaturas dos infernos antes criados e que eles provocados vão vir a tomar um traguinho, a fumar um baseado, a aplicar uma branca pálida, a pisar fundo na estrada e a parar no ponto de ônibus e acabar com mais uns seis... Ah esses eram os que os pais estavam abençoando, pois autorizaram os filhos a praticar o assassínio...

Hoje no Futura vi um advogado arrogante defendendo o direito dos ricos não serem algemados, pois quem é perigoso é o pobre disse ele... Vários estudantes estavam ao redor, um sociólogo, um criminalista, uma defensora do direito humano, só o fato do camarada falar daquele jeito já o colocaria contra os direitos humanos, pois ele mesmo pré julgou o crime por grave por ser da classe baixa.

Nenhum daqueles estudantes perguntou:

__Qual a diferença entre um ladrão que entra numa farmácia e rouba para um congressista que desviou milhões da previdência? O da farmácia vai se ferrar e o outro não... Nem que aquele desvio dele tenha matado centenas e milhares por que o dinheiro era para o tratamento de cardiopatas do SUS do país por exemplo. Por que quando julgam esses crimes de colarinho branco não somam esses assassinatos indiretos a eles?

É... Alguns que lêem vão dizer esse pegou forte... Mas é hora de alguém falar e também é hora de alguém ouvir!

Senão começa tudo de novo... Só que desta vez algum maluco vai quebrar o mercado financeiro e aí para mudar seu país faz como nas outras guerras que tivemos, param de fabricar alimentos e passam a produzir armamentos e mais uma guerra para aquecer as linhas de produção no país, dar trabalho e gerar renda... Cuidado com tudo isso que está acontecendo... É como os filmes, de vez em quando aparece um diretor querendo fazer uma refilmagem, dizendo assim, faturaram alguns milhões e desta vez eu faturarei bem mais... Aí depois se faz o que sempre fizeram, os que ganham dividem os louros, os que perdem são os errados, mas quem ganha são aqueles que investiram por fora para que o projeto assim acabasse... Pensa aí!