TEMPO DE SER FELIZ

Qual a sua idade?

Quantos anos você tem?

Estas perguntas calam fundo em muita gente.

Há pessoas que vivem a sua idade cronológica sem se dar conta de sua idade mental, num tempo sem perceberem em que tempo estão.

Tempo, esse mágico modelador... Tempo instável, tempo frio ou quente, chuvoso ou ensolarado...

Você já pediu um tempo ou resolveu dar um tempo pra você mesmo, pra alguém ou pra algo?

Qual o tempo que vivemos?

Há quanto tempo eu já vivo... Vivo vivo ou já não estou mais aqui?

Qual a minha postura perante a vida?

Tentarei ilustrar estas meditações com o seguinte conto:

Certa vez, estudantes juvenis incomodados pela natureza, pela conduta e disposição física de um homem sábio, perguntaram-lhe: Senhor, em que tempo tu vives? O homem na sua peculiar simplicidade respondeu-lhes – Eu vivo no tempo da minha consciência.

Para nos percebermos sãos, não precisamos necessariamente ter 20 ou 30 anos para gozarmos da plenitude e da virilidade das nossas forças vitais. A vida mostra-nos todos os dias exemplos de personalidades que se mantém com mentes em atividade plena, apesar da idade madura.

Outros poderiam afirmar que os tempos de hoje são diferentes e que a expectativa de vida no mundo aumentou. É notório que encontramos homens e mulheres que vivem como se tivessem em si uma pilha Duracell ultra plus, mas por outro lado também percebemos jovens que atravessam suas vidas como se estivessem a ver a banda passar, sem noção exata do que estão a fazer na terra, matam o tempo para que esse não os façam renascer.

A filosofia já não é de agora que nos afirma que somos o que pensamos.

Se pudéssemos nos deparar todos os dias junto a nós mesmos...?

Quem ousaria enfrentar-se e se ver diante do seu próprio espelho e perguntar: Espelho, espelho meu, existe alguém mais feliz, jovem e lúcido como eu?

E enquanto isso, como vai o tempo, o que temos feito dele? Na ampulheta que se esvai, quanta areia há descer para se ter a coragem do bem viver?

Não tenho o propósito e a pretensão de resolver tal enigma.

Consultórios psicoterápicos abarrotados, livros de auto-ajuda em inúmeras edições são muitos.

Muitos também são os modelos que nos são sugeridos, desde outros tempos de forma bastante assertiva: “A simplicidade do bem viver”, “A consciência do dever cumprido”, “O conhecer-se a si mesmo”, “O não fazer a outrem o que não se quer pra si”, e acima de tudo DEUS, até mesmo para os ateus materialistas em dia em que as bolsas de valores despencam.

Como sabemos que somos imortais e ainda cientes que estamos de todas essas informações, há de se buscar o amor e amar-se, pois quando se ama, certamente o tempo, esse agente moderador que nos modela, esse a gente nem sequer o ver passar.

Ah... Há quanto tempo...!!!

Antes que eu esqueça... Que dia é hoje mesmo?

Quanto tempo leva 20 dias ?

Hoje é o melhor dia pra ser feliz.

PEDRO FERREIRA SANTOS (PETRUS)

Escrito durante o tempo em que fiquei aguardando numa sala de espera.

24/10/08

Petrus
Enviado por Petrus em 25/10/2008
Reeditado em 10/06/2011
Código do texto: T1247152