TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

A gente abre a boca e diz um monte de besteira, sem nem imaginar o que essas palavras possam refletir e comprometer. Meu pai sempre recomendava. “Veja o que diz, para quem diz e como diz e onde diz”. Ele gostava de dizer: “Matos tem olhos e paredes têm ouvido”. Imagine que ele já faleceu faz tempo. Nunca navegou na Internet e nunca possuiu um celular. Mas naquela época, já se previa que o homem devia ser cauteloso. Modernamente deve ser muito mais ainda, porque é vigiado por câmaras, por radar, pode ser fotografado discretamente por um celular minúsculo, não adianta jurar que não ultrapassou dos 60km porque seu carro está na fita com placa e tudo. Não ouse limpar o nariz no elevador porque o porteiro que está lhe observando na “cam”, vai saber o quanto você é mal educado. Meu irmão, cuidado, sua vida é transparente.

Se meu pai ainda tivesse nesse mundo, tenho certeza que me diria: Minha, filha ande na linha. Sua vida está exposta. Ele naquela época já gostava desse conselho: Ande na linha. Agora nesse momento, fico pensado. O que é andar na linha? Acho que essa expressão vem do tempo que o trem era o mais importante meio de transporte. Se ele sai da linha todas os vagões se desgovernam, é o caos. Mas, o que significa dizer que o homem tem que andar na linha? Talvez seja, pensar, dizer, falar, ter atitudes que possam ser vistas, ouvidas, fotografadas por qualquer pessoa sem comprometer sua integridade, sua postura, sua imagem.

Uma palavra dita erradamente, um gesto, um atitude momentânea, pode servir de provas que lhe comprometa. Os gravadores estão cada vez menores, a tecnologia cada vez mais avançada que colabora e atrapalha. O bem e o mal existem.

Portanto caro companheiro, ande na linha e não se desespere. Se alguém lhe filmar fazendo amor ou no vaso sanitário, aconteceu, faz parte! Você não tem mais privadicidade. Não se estresse. Quem sabe, você esteja até bem na fita.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 28/10/2008
Reeditado em 12/05/2020
Código do texto: T1252438
Classificação de conteúdo: seguro