De Lagoa Verde à Lagoa Preta!

Desde os tempos de criança eu pescava ali na aguada dos “Féliques”, na pinguela que ligava a fazenda da Estiva ao pantaninho e até ali nos fundos do antigo matadouro municipal pouco abaixo da nascente da praia de Lagoa da Prata! Um detalhe águas limpas e cristalinas abundantes com enormes variedades de peixes! Mas o progresso chegou e foi aquela euforia todos bem empregados de carteiras assinadas criaram poder de compras! Uma festa, compraram bicicletas, rádios, relógios e até motor Jawa, um sonho de consumo realizado. Naquela época ainda não existia moto serras e rede de esgotos, mas o progresso não tardou a nos mostrar que diante do progresso temos que assumir-mos nossas responsabilidades! As moto serras desnudaram “rios e lagoas” ressecando-os por inteiro! As redes de esgotos recheadas de dejetos fecais, óleo, detergentes de todas as ordens e vinhoto detonaram a Lagoa Verde! Não bastassem as cinzas recheadas de pesticidas. E uma lama preta estacionou na aguada dos féliques e no juncal da nascente da lagoa verde, não bastasse se estendeu por toda a lagoa e lá se foi o berçário, o grande criatório de peixes responsável pelo abastecimento de peixes do nosso tão querido rio São Francisco. Bem! Os estudantes ainda não foram para as “ruas”! Bem! Os nossos professores continuam dormindo em berços explêndidos! E a população desinformada aguardando inocentemente a grande “peste”!

moraesvirada
Enviado por moraesvirada em 29/10/2008
Código do texto: T1254100
Classificação de conteúdo: seguro