O "Questionário Proust" da Merô

Há bastante tempo não vinha ao Recanto, mas resolvi tirar o atraso. E entre tantos textos excelentes, deparei-me com o Questionário Proust da Maria Olímpia. Li também o da Malu, o da Maria Paula e o do Bernard Gontier (aliás, um texto pra lá de criativo), e fiquei com vontade de responder também...

Mas pensei e repensei. Não sou dada a exposição excessiva, sou essencialmente discreta; porém num segundo momento lembrei-me dos textos que tenho publicado e percebi que já exponho minha alma há tempos. Não que todos os textos sejam autobiográficos, mas sem dúvida a maioria deles foi escrita com base em minhas próprias vivências, obviamente. Não se escreve sobre coisas das quais nada se sabe, seja por estudo ou por vivência. E a vida é a melhor das mestras.

Assim, aceito o convite da Merô. E espero que outras pessoas façam o mesmo. Apenas busquei no dicionário o significado de algumas palavras corriqueiras, para ter certeza de estar respondendo de forma correta. Afinal, Proust era um perfeccionista!

Qual sua idéia de felicidade completa?

- (Felicidade, s.m - qualidade ou estado de feliz): Não tenho idéia. Sei viver um dia depois do outro, e uns são muito bons, outros nem tanto. Mas, como a felicidade está sabidamente dentro de nós mesmos, penso na felicidade completa me olhando por dentro. Já experimentaram fechar os olhos e tentar ver sua cabeça de dentro para fora, como se estivesse sentado no meio de uma sala circular? Vale a experiência.

Com qual figura histórica mais se identifica?

- (Identificar, v. tr.d. – Tornar ou declarar idêntico): Pretensiosamente, gostaria muito de poder me identificar com Gandhi, mas além de estar infinitamente aquém da Grande Alma, acho que ele não falava palavrões...

Qual a pessoa que mais admira?

- (Admirar, v.tr.d - Olhar ou considerar com espanto, surpresa ou deslumbramento): Admiro o brasileiro. Que mesmo sofrendo tantos revezes o ano inteiro, ainda tem disposição de brincar o carnaval, na maior alegria. E por três dias inteirinhos!

Quais suas características mais marcantes?

- (Marcante, adj m e f– que marca): Uma mescla quase impossível da paciência e da serenidade yogues com o fogo apaixonado e atrapalhado do sagitariano, tudo regado a sangue italiano. Não tem graça nenhuma, acreditem.

Qual sua característica mais deplorável?

- (Deplorável, adj. m e f – digno de deploração; lastimável): Uma só? Digamos... a inconseqüência. Confiar demais na sorte.

Qual a característica que mais deplora nos outros?

- A falta de respeito com os outros seres (humanos ou não).

Qual sua maior extravagância?

- (Extravagância, s.f - Qualidade daquele ou daquilo que é extravagante): Não fazer extravagâncias...

Qual a sua viagem predileta?

- (Predileto,adj.- Que, ou aquele que é querido com predileção): A minha viagem predileta é sempre a última, pois é a que está mais próxima em minhas lembranças. Viajar é uma das melhores coisas da vida, para mim.

O que lamenta não ter feito?

- (Lamentar, v. tr. dir. Exprimir doridamente, manifestar dor ou pesar por causa de): Não sei se chego a lamentar, mas gostaria de ter viajado mais!...

Qual o maior amor de sua vida?

- (Amor, s.m -. Sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso): Meus filhos, sem sombra de dúvida.

Onde e quando foi mais feliz?

- (Feliz, adj. m. e f.. Favorecido pela boa sorte, pela fortuna): Até hoje, fui sempre feliz em todos os lugares.

Qual a sua maior realização?

- (Realização, s. f. Ato ou efeito de realizar-se): Ter chegado agora onde e como cheguei.

Se pudesse voltar à vida como outra pessoa, quem seria?

-(Vida, s.f - Atividade interna substancial, por meio da qual atua o ser onde ela existe): Acho que minha auto estima está em dia... pois seria eu de novo, só que errando menos.

Qual sua ocupação preferida?

- (Ocupação, s.f - Emprego, modo de vida, ofício, profissão, serviço, trabalho): Ocupação no sentido de profissão é uma só, e portanto é a preferida à revelia; mas se falarmos em "hobbies", minhas ocupações preferidas são exatamente iguais às da Maria Olímpia: ler, escrever, cozinhar. Na mesma ordem. Coincidência!

Qual a qualidade que mais admira em um homem? E em uma mulher?

-(Qualidade, s.f - Disposição moral, caráter, temperamento): Admiro a racionalidade masculina e a intuição feminina. Mas admiro mais ainda um homem intuitivo e uma mulher racional.

O que mais valoriza nos amigos?

- (Amigo, s.m - Indivíduo unido a outro por amizade): A coragem que eles têm de nos falar coisas duras, porém verdadeiras, que de fato precisamos ouvir; e a capacidade que temos de jamais nos zangar por isso.

Quais são os seus escritores favoritos?

- (Favorito, adj. – Predileto): Chi, tantos... melhor nem listar. Mas gosto daqueles que me fazem perder o sono por não conseguir parar de ler, à noite. Apesar de amaldiçoá-los na manhã seguinte.

Qual o seu maior herói na vida real?

-(Herói, s.m. - Homem que se distingue por coragem extraordinária na guerra ou diante de outro qualquer perigo): Meu pai há 20 anos; minha mãe hoje.

Como gostaria de morrer?

-(Morte, s.f.- Fim da vida animal ou vegetal; termo da existência): Dormindo... sem ter chegado a perder a lucidez e nem a integridade física.

Qual é o seu lema?

- (Lema, s.m- Regra ou norma de procedimento): Viver o presente, sem jamais perder a esperança.