EU JÁ VI UM SACI

"A imaginação é

a louca da casa" (Enzo Azzi)

Eu tinha uns 5 anos , quando na escola , a professora me disse que eu tinha jeito para recitar. Lambro-me que eu fiquei toda vaidosa , principalmente quando eu vi a carinha das colegas, morrendo de ciumes. Mas depois , a professora chamou minha amiguinha Ináh e disse que ela também recitaria . Devia ser por essas épocas , pelo simples fato de a professora colocar na minha mão uma poesia chamada "O SACI" . Recomendou que eu decorasse e que no dia seguinte , antes da festa ela faria um ensaiozinho.

Chegou a festa e quando fui chamada , à frente para mostrar meus dotes de declamadora ( rsrs) , explodiu a catástrofe . Explico : Cheguei à frente fiz todos aqueles gestuais ensaiados e comecei : " O SACI - Eu fui no mato / ninguém sabe o que eu vi/um bicho feio, feio, /era o saci ...... e.... hã...hã ???? esqueci o resto e saí correndo... rsrs.

Foi o primeiro golpe que eu levei na vida ... rsrs. Fui lá pra classe e comecei a chorar . Meus pais correram , coitados ,e foram me "enganar" dizendo que eu havia recitado muito bem. " Viu " filinha " todo mundo bateu palma ... foi bonito", como se eu fosse surda e cega ... rsrs . Chorei o dia todo...e meus pais continuavam a me "enganar", ...." Foi lindo..você estava uma gracinha" . Comecei a entender que os pais sofrem junto com os filhos... rs

O Saci geralmente aparece à noite, em lugares mais ermos, de preferência em meio à mata. Antes de aparecer, costuma assobiar . Quem o vê fica tonto e costuma perder a noção do tempo . É muito brincalhão e costuma esconder os objetos da casa , assusta animais e desarruma cozinhas . É um negrinho de uma perna só que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha (vide Saci_Pererê - carne-seca e jerimum, postado hoje) que lhe dá poderes mágicos, entre eles , o de aparecer e desaparecer onde desejar . Tem uma mão furada e gosta de jogar objetos pequenos para o alto e deixá-los atravessá-la para pegar com a outra. Já fazia malabares , o danadinho ....

Diz a crença´popular que dentro dos redemoinhos de vento, sempre existe um saci. Espero que todos os brasileiros reverenciem os nossos mitos . Quem quiser fazer parte do movimento em prol de o saci ser o símbolo da Copa de 2014 , basta mandar um e-mail para CBF , comunicacao@cbffutebol.com.br . E pronto, já aderiu . Eu acho lindo o saci como símbolo. Tomara que dê certo . Bye

(Kalena,2008)

Fonte : SOSACI -Jornalista E. Arraium