NÃO MEU FILHO, PORQUE EU TE AMO!

Meu filho! Hoje preciso te dizer que essa palavrinha tão pequena, que nos causam tanta raiva momentânea quando queremos muito uma coisa, é nada mais nada menos que uma palavra determinada para instruir, formar e direcionar nossos passos para a vida.

Quero lhe falar sobre o NÂO, porque aconteceu uma coisa com você que muito me entristeceu, e que você bem o sabe. Então não vamos retomar ao acontecido, para que ambos não soframos mais.

Porém quero que saiba, essa palavrinha é mágica, e que um NÃO, na hora certa, é na verdade uma grande expressão de coragem, tanto de quem a fala quanto de quem a ouve, que ela só tem sua essência e seu valor no momento exato que precisa ser dita e não deve ser adiada nunca.

O NÃO quando você ainda era bem pequeno, serviu para te lembrar que se tocasse em determinados objetos você se machucaria, que se levasse à boca certos brinquedos ou coisas, você correria riscos de perigo ou talvez de estar ingerindo algo nojento.

O NÃO quando já podia ir e vir por suas próprias pernas, fez com que eu informasse a você que entrar na rua sem um adulto poderia ser perigoso, que se eu lhe desse a bolacha no horário do almoço, você certamente não almoçaria e iria crescer bem fraquinho e nunca seria o popeye que tanto queria.

O NÃO quando você entrou para a escola, foi para que você descobrisse que além da aconchegante “barra da saia da mamãe” existia esse mundo tão lindo que hoje te fascina tanto e que você, como toda criança, teria o direito de conhecer.

O NÃO quando já estava bem sabidinho, conhecendo os números e dominando a leitura, foi para te prevenir que esse mundão que estava se abrindo para você e que você o desbrava ávido de conhecimento, nem sempre seria assim tão lindo e nem tão amável quanto lhe parecia.

O NÃO que lhe disse muitas vezes quando preferia um programa de televisão ou do computador, a irmos juntos em família à Igreja, foi para lhe mostrar que esse mundo tão cheio de atrativos nem sempre é tão real quanto lhe é apresentado, nos desenhos, games e filmes que você adora. Para lhe dizer meu filho que acima de tudo que o mundo está lhe oferecendo, existe um ser superior que comanda o universo e observa como um pai muito amoroso nossas atitudes nesse paraíso e de nossos atos há de pedir contas um dia.

O NÃO que venho lhe dizendo ultimamente quando já se acha um lindo rapazinho, rodeado de companhias agradáveis, acompanhando todas as novidades do momento, entrando na onda da moda, da tecnologia e da virtualidade de um mundo sem fronteiras, é para lhe alertar para os perigos desse mundo que se apresenta a você sem restrições.

É com muito carinho e com um amor imenso que venho lembrar a você meu filho querido e aos outros filhos das mães não menos amorosas e nem menos preocupadas do que eu, que essa palavrinha é mesmo mágica. Um NÃO tem um grande poder de colocar limitações nas nossas vidas, limitações estas, que serão unicamente para o nosso próprio bem, para o nosso crescimento em sabedoria, graça e discernimento daquilo que é bom ou ruim para nós mesmos.

Você hoje é um adolescente, está entrando triunfante para esse mundo real que nós os adultos por nossas inúmeras experiências, conhecemos tão bem. Aceite meu filho com gratidão as vezes que seu pai e eu temos que usar de nosso pátrio poder para lhe dizer os NÃO (s) que você precisa ouvir de vez em quando.

Que Deus nos dê sabedoria, perseverança e coragem para não fraquejarmos diante de sua imaturidade todas as vezes que sentirmos no dever de lhe dizer NÃO.

(Para meu filho muito querido Paulo Ricardo de 12 anos)

Maria Helena S. Ferreira Camilo C. Lucas