A Grande Armadilha da Espera

Esperamos sempre que tudo dê certo em nossas vidas, que os dias sejam felizes e que no final de tudo, nos reste apenas grandes e belos sorrisos de adeus. Tanto nas grandes quanto nas pequenas coisas da vida o ritual é o mesmo, e consiste no exercício paciente da esperança (objetiva e metaforicamente). É como uma grande sala de espera do SUS, mas um pouco mais agradável e colorida, mas isso não elimina algumas imagens ou cheiros desagradáveis.

Pra começar o dia esperamos o despertador tocar, a água da ducha esquentar, a água do café ferver e o micro-ondas apitar. Esperamos o elevador, o portão abrir e o portão fechar. Podemos também esperar o irmão atrasado pra carona, ou as instruções do cônjuge pro mercado. Esperamos o ônibus, e aos mais apossados, tem a espera no trânsito.

Esperamos a hora de bater o ponto pra trabalhar - mas ele, malandro, não nos espera nunca! Aguardamos a reunião, os resultados e o feliz dia do pagamento, quando rimos pra não chorar. Então nos colocamos na espera do mitológico aumento de salário, mas esse não vem mesmo, nem manda cartão postal.

Esperamos na fila do restaurante, e depois a digestão. Na fila do cinema, ou na do crediário, aguardamos pacientes. Não vou citar as agências bancárias, seria uma covardia. Para alguns a gastrite logo vem pois ainda esperamos as faturas do cartão, as contas a pagar e afins. E cada mês as recebemos mais grisalhos, enquanto ainda nos restam cabelos.

Esperamos formar uma boa família. Esperamos os bebês por meses, e esperamos que cresçam bem, que sejam lindos, saudáveis e inteligentes. Aguardamos, preocupados pelas madrugadas, o retorno dos rebentos rebeldes já crescidos.

Esperamos abraços, atenção, carinho e um amor sincero, “sem mistério e sem virtude”. Aguardamos telefonemas e correspondências sem jamais perder a esperança. Esperamos ser lembrados.

Esperamos o fim do filme, a saideira no boteco e o sinal de trânsito. Desejamos e realmente esperamos que tudo corra bem ao amigo que viaja. Esperamos sinceramente que quem amamos fique sempre bem e com saúde para continuar a cultivar o amor e o futuro. Esperamos o fim do dia para um novo começar, a próxima semana para fazer melhor e o fim do ano para um novo despertar. Esperamos atentos -e muitas vezes não - a próxima chance para um o erro não reprisar.

Enfim, seja para as pequenas coisas ou para as grandes questões da vida, nos sempre queremos, aguardamos e vivemos cheios de esperança. Mas até quando esperar é o sucifiente?