A FAMÍLIA E A... MODERNIDADE!

De umas décadas para cá, o ser humano tem se enfiado numa “camisa de força” que o impede de se movimentar, livremente, pelos caminhos da sua existência.

Essa presilha lhe é colocada desde a sua juventude e, pior! Com o seu venal consentimento, por desconhecer que Ela irá lhe tolher à sua liberdade plena de antever os entreveros dos passos seguintes, a serem, por Ele, propelidos.

Na nossa era de vivência, a modernidade se apossou de nós, de uma forma modificatória, revolucionaria e, a nós... Oferecida!

O nosso sustentáculo para dar-lhe apoio, ficou dependente do nosso Saber em lhe seguir os passos e acenos.

Embora reconheça, como meritória, as luzes da modernidade, sou obrigado a lhe contrapor, apresentando algumas irregularidades que, no meu modesto entender empírico, lhe ofusca a claridade a nós dirigida, a saber:

—Não devemos colocar cimento sobre o lodaçal, pois, assim o fazendo, estaremos transitando sobre o “duro” e, sendo tremulado pelo “Mole”!

—De nada adianta Legislar sem que a resultante seja útil e, conseqüente, no combate as Causas e Efeitos das infrações graves e, pior, servindo de “válvulas de escape” para os marginais.

—As FAMÍLIAS, sem praticar a familiaridade, portanto, sem familiarizar os seus membros, principalmente, sem educar para o bom proceder aos mais jovens, culminando por delegarem essa função para os colegas das ruas, sem tomarem conhecimento da honorabilidade, ou não, dos novos educadores nomeados.

—Escolas, Religiões, irmandades, etc. cuidando mais de ministrar aulas, ensinando a matéria conseqüente, mas, sem darem uma maior atenção à matéria humana dos seus alunos ou aprendizes, procurando solver os seus problemas eventuais e, pior! Não lhes dando chance de expô-los.

—As Polícias, no tocante às suas divisões militares, federais, estaduais, PMs e civil, omitindo o aprendizado do passado em prol de ensinamentos modernos, porém, nem sempre o ideal total para a solução de casos complexos. Por exemplo: Só sacar a sua arma para sua defesa ou, de outrem. Ver, ouvir e pressentir o que passa a sua volta. Não Matar!A não ser em defesa ou de outrem. Não algemar, a não ser em caso de necessidade. Patrulhar... Patrulhando tudo de errado, não passando em locais onde transcorram crimes, fazendo “vistas grossas”!(Jogos proibidos etc.).

Pelo que aprendi na minha modesta vida, pouco ou quase nada, valerá a modernidade se não tivermos, calcados na nossa mente, um modelo a ser seguido como exemplo do que nos é apresentado como novo e ideal, sabendo, Dele, extirpar o que não for explícito, portanto, claro e necessário!

Finalizando, devo deixar evidente de que, a omissão ou desligamento do ensinar e, do... Aprender! Com a Família, é um dos principais motivos dos desencantos e, até mesmo crimes, causados à humanidade, nos dias hodiernos, onde, as Crianças têm que se transformarem imaturas, em adultos, por falta de ensinamentos condizentes ao proceder bem! Apreendendo, nas Ruas, toda uma miscelânea de defeitos, não corrigidos, a tempo, pelos seus responsáveis! A Luz que poderia lhes clarear os caminhos, vêm, a Elas, cheia de penumbras e, desfocadas da realidade exemplar da felicidade e, do aproveitamento das novidades idôneas!

Sebastião Antônio Baracho.

conanbaracho@uol.com.br