Um presente para vocês

 

 

 O que tenho observado aqui é que, com o tempo, acabamos formando uma pequena comunidade dentro da comunidade. É justificável porque é impossível ler todos. Então escolhemos aqueles com os quais nos afinamos e passamos a visitá-los mais amiúde. Estas afinidades são descobertas com o tempo e vamos percebendo que vai se formando um grupinho mais ou menos fechado que se lê. Eis que de repente alguém descobre uma escrivaninha nova e logo passa a visitá-la. E então, nós, os do mesmo grupo não formal, estamos visitando o recém-chegado e o grupo aumenta. Com isso todos ganham.

 Todo este preâmbulo é para indicar aqueles que me visitam um autor que acho excepcional: Nagib Anderáos Neto. É o meu presente para vocês.

  Nagib me mandou um presente. Seu livro Guardados que vivem. É um daqueles grandes pequenos livros. Grandes pelo conteúdo, pequenos pelo tamanho. Está catalogado como um livro de crônicas, mas é muito mais do que isso. É o reflexo da aprendizagem do autor na escola do Mestre Gonzales Pecoche, grande humanista argentino, fundador da Logosofia. Também bebi desta fonte. Mas o que consegui absorver está muito longe do que Nagib conseguiu.

  Grande escritor, Nagib é também um grande leitor. Um leitor extremamente grato aos autores que o ajudaram a ser quem é. Um leitor que não se limitou a ler o que encontrou na Biblioteca familiar que o cercava. Foi em busca de novos horizontes para construir a sua própria cultura e buscar seus ideais.

 

Seus textos estão repletos de inquietudes e também de certezas. As inquietudes que marcam os seres que buscam respostas para suas indagações metafísicas e as certezas que foi encontrando em uma vida dedicada ao estudo. E não estou aqui falando do estudo que lhe propiciou uma formação profissional. Mas do estudo que o leva a buscar a cada dia a sua superação individual.

 

Em suas crônicas fala de tudo. Dos homens, de Deus, da vida, do tempo, do ato de pensar. Fala dos autores que deixaram marcas em sua vida. Jorge Luis Borges, Emily Dickinson, Walt Whitman, Shakespeare, Saint- Exuppéry, Pessoa,Neruda, Descartes,Voltaire,Rousseau, Ornweel e outros. Entre as crônicas, presentes. Alguns poemas. Seus ou traduzidos por ele. Mas tudo temperado com a sabedoria logosófica em prol da superação humana.