A vida reduzida a palavras

Escrever em poucas páginas todo um universo de ações e reações, de conflitos, de alegrias e angústias, fazendo do artista um deus capaz de resumir a vida humana em poucas palavras, eis a crônica.

Tipo de texto criado, na maioria das vezes com enfoque jornalístico, a crônica é redigida de forma livre e pessoal e tem como tema fatos ou idéias da atualidade, de teor artístico, político, esportivo, ou simplesmente relativos à vida cotidiana. Normalmente é uma história curta, fato que leva muitas pessoas a considerarem-na um trabalho fácil de ser realizado, o que, na verdade, é um raciocínio enganoso, porque a crônica exige que o escritor use medidas e proporções exatas das palavras, sem deixar que este fique limitado nem extravase.

Esse gênero literário é o único que foi produzido essencialmente para ser vinculado na imprensa, seja nas revistas ou em jornais, criado com o objetivo de agradar aos leitores. Como bem disse Fernando Sabino, "a crônica é um comentário leve e breve sobre algum fato do cotidiano. Algo para ser lido, na maioria dos casos como a notícia a que ninguém prestou atenção, o acontecimento insignificante, a cena corriqueira; nesses assuntos que o cronista surpreende o leitor.

Assim, se você já ouvir alguém dizer que a crônica é um tipo de texto inferior, duvide: na arte literária é sempre evidente o conhecimento ou falta de conhecimento de quem escreve. Quando um escritor se aplica a estudar, a ler outros autores de grande expressão, seu estudo é refletido no que ele escreve e é no produto desse esforço que consiste a boa literatura.

Diego Lucas
Enviado por Diego Lucas em 16/11/2008
Código do texto: T1285820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.