Atirar ou não atirar ? eis a questão....

Atirar ou não atirar ? eis a questão....

Recentemente o irão anunciou ao mundo que tem um míssil novo, capaz de alcançar dois mil kilometros, e que foi testado e aprovado.Fazendo os cálculos ele chega em Israel?chega sim senhor , chega na europa ? chega sim senhor, oh, bem ,que maravilha, alguem tem por aí uma ogiva nuclear pra colocar na ponta dele e tornar real a retórica do armanjani ,presidente do Irã,sobre riscar Israel do mapa? ou quem sabe , a cidade do vaticano? respirem fundo ,senhoras e senhores porque ninguém tem a resposta para essa pergunta, tão crucial que faz a diferença entre a paz e a guerra.

Na verdade nunca a paz mundial ,precária é verdade, esteve tão ameaçada como agora, e o perigo não vem das decisões que se toma aqui e ali em reuniões secretas de gabinetes de governo, o perigo vem das indecisões, de não se saber exatamente o melhor caminho a seguir e não se fazer nada, até que seja tarde demais, o problema irã versus israel está se arrastando, mas a determinação dos iranianos essa parece voar, e a demonstração de força com esse novo míssil patenteia isso muito bem, o que fazer? o homem que vai decidir a questão se chama barak obama, mas, não creio que Israel suporte por muito mais tempo a crescente ameaça dos aiatolás, por outro lado... e se tudo for um ledo engano ?! O Irã, de fato, precisa de energia nuclear, não pode depender de uma única fonte de energia , o petróleo, então haveria a repetição do erro no Iraque, apoiar uma mentira da CIA, e esse erro poderia precipitar o que ninguém quer :uma guerra. viu? a indecisão permanece e se existe nas linhas de uma crônica, imagine vocês no campo da diplomacia, aonde a paciência é a chave do sucesso, por outro lado tente se imaginar no meio do deserto do Irã e olhando para um lançador de mísseis carregado e apontando na direção de 4 milhões de pessoas, o que fazer? Obama é essa pessoa no deserto , e ele mesmo sabe disso, será uma decisão solitária, ninguém pode determinar nada no lugar dele, e veja como são as coisas, ele esta discretamente na mesma siutação de j. f kennedy, democrata como ele e que teve que decidir se invadia cuba ou não, para evitar que mísseis nucleares russos fossem colocados lá dentro, escolheu não invadir e agüentou a formidável pressão dos militares, que queriam o oposto, décadas mais tarde se soube que os mísseis já estavam lá dentro e a ordem era usá-los contra os americanos se estes tentassem invadir cuba, a decisão dele salvou o mundo de uma guerra nuclear, atacar ou não o Irã é uma decisão que o líder dos países ocidentais tem que tomar, e tem que ser a decisão correta porque o preço desse erro pode ser alto demais.

Quanto a mim , que não ganho 400 mil dólares por ano e não junto platéia maior que 10 pessoas para ouvir minhas palavras, e não 200 mil como o nosso barak obama, na Alemanha só tenho mesmo que decidir,por exemplo, quando estou na padaria, se levo três ou quatro pãezinhos pra casa, tudo proporcional ,e é assim que as coisas são, e proporcional terá que ser a resposta do mundo aos interesses do Irã e de Israel, esperemos todos que este míssil não pese a balança para nenhum lado....

paraense
Enviado por paraense em 21/11/2008
Código do texto: T1295957
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.