Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O OCEANO COMO CÚMPLICE

 Blues nas Ilhas do Sul ou O Oceano como Cúmplice

 Observo o oceano antes do amanhecer. Caminho pela areia úmida que me presenteia alguns grãos mais espessos, pedrinhas e conchas a roçarem de leve minha pele. O mar está calmo, sincronizado com o bem estar que me provoca. Maré baixa ainda. A praia deserta. O silêncio. A brisa. Um resto de lua.

 Nenhum gesto é necessário. Além do movimento do andar. Passo a passo, nada mais. Lentamente o sol vai surgindo de entre nuvens e as tinge de rosa. O oceano as reflete e sorri. Talvez também lhe agrade brindar ao dia.

 O aroma inconfundível da madrugada perfuma o ar. Noite e dia se encontram, dando lugar um ao outro com suavidade. Não se rebelam com o ciclo cósmico. Sabem do instante de cada um.

 Meu olhar pousa na primeira gaivota, que corresponde prontamente. Mas não alça vôo, como era de se esperar. Põe-se a pular elegantemente no cumprimento de seu destino.

 Involuntariamente meus passos ficam mais apressados. Meus olhos percorrem com urgência o céu, implacável. Busco um pedido à estrela da manhã e várias possibilidades me ocorrem.

 Por um momento parece-me difícil eleger um único desejo a ser contemplado. Peço uma sugestão à gaivota. Ela me lança uma piscada marota. Exibe sua presa e seu adeus. Posso jamais reencontra-la. Mas sempre será lembrada nas madrugadas que me esperam à beira do mar nas ilhas do sul.

 O sentido da existência. Minha insistente busca persiste ao longo dos dias.
 Ocasos e acasos.

 Segredos que confidencio ao oceano.

 Meu cúmplice, através de uma quebra de onda, envia-me a mensagem secular.

 O espelho do tempo a refletir infinitamente áureas e crepúsculos de encantos e des.


Rocio Novaes
Enviado por Rocio Novaes em 25/04/2005
Código do texto: T13039
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Rocio Novaes
Curitiba - Paraná - Brasil
203 textos (55095 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 09:50)
Rocio Novaes