Mini clientes, mega empresários

Meio de tarde de domingo, depois de dar viagem perdida na locadora fechada, esperando clientes na pastelaria, aí adentram cinco.

Foram pra primeira mesa e sentaram. Pegaram o cardápio, começaram a ler. Eu estava esperando os pais deles entrarem. Eram quatro meninos e uma menina. Todos bem a vontade de chinelos, shorts, camisetas e saia.

- Moça, por favor.

Eu fui, como se nunca tivesse servido uma mesa na vida. Clientes totalmente novos. A faixa etária variava entre 8 e 11 anos.

- Pois não. (olhando pra o portão porque ainda achava que os pais ou alguém grande iria entrar)

- Eu já escolhi um pastel de frango com catupiry e um de presunto com queijo. Agora, quero os dois metade, que é a metade do preço, não é isso?

- É sim - eu com o queixo despencado, porque leram o banner no cardápio que avisava da promoção.

- Aí a senhora pode ir fazendo esses que o resto do pessoal vai escolher, daqui a pouco eu lhe chamo pra falar os outros pastéis.

Criança despachada. Eu tinha acabado de falar com o líder do grupo, os outros só ouvia a voz de longe. Vou começando a fazer os pastéis e daqui a pouco:

- Moça!

- Sim. A senhora anota aí mais 1 de presunto e queijo, 1 de frango, 1 de carne....

Foi interrompido pela menina, que o puxou pelo braço pra falar bem no ouvido, mas a voz saiu na altura em que conversávamos:

- E o meu de queijo?

- Calma, não tô esquecido!!!

- Um de queijo, e... (olhou no cardápio de novo) e só.

- Certo, todos esses são pequenos ou grandes?

- Do pastel grande agora. A senhora pode ler tudo pra eu ver se a senhora anotou direitinho? (Ou ele tem muito topete ou eu devia estar passando muita insegurança pra me falar uma coisa dessas!)

- Um frango catupiry metade, um misto metade, um misto grande, um frango grande, um carne grande e um muzzarela grande. Não é isso?

A menina puxou ele de novo:

- Muzzarela é queijo, né?

Ele transfere a pergunta pra mim:

- Muzzarela é queijo, não é?

Finalmente me sinto maior do que eles!

- É sim.

O momento para esclarecimento de dúvidas é aberto. Um dos meninos pergunta:

- E misto é presunto com queijo?

- Isso mesmo.

Esperei mais alguma pergunta e como ninguém fez, fiz:

- Todos esses pastéis são pra comer agora ou pra viagem?

Um momentinho de reflexão.

- Não, não, são pra gente levar.

Segurei meu riso e respondi séria:

- Certo, vai demorar uns 15 minutinhos.

- Tá, tá bom.

Olha que graça! Eles não sabiam o que era muzzarela, misto ou conheciam a expressão "pra viagem". Já estava até assustada, mas eram apenas crianças!

Lembrei de quando abrimos a pastelaria, desenvolver pastéis com massas coloridas e fazer uma área especial, com mesas e cadeiras diferentes. Crianças são um público adorável e extremamente exigente. Agora, quando você consegue a atenção deles, são fiéis até crescerem. Esse é um público que não dá a mínima para preço, escolhem pelas cores, sabor, decoração do ambiente e eventualmente pelo resto do público frequentador.

Terminamos de fritar os pastéis e embalar, lá vou eu com os sacos. Momento do pagamento. Entreguei a nota, mas eles já tinham somado. Ele saca umas 200g de moeda do bolso direito e me dá uma cédula tirada do bolso esquerdo. Fiquei sem jeito pra pegar tanta moeda. Mas eu esperava o quê? Que eles pagassem com American Express???

Agradeceram e perguntaram se podiam levar umas palhas do coqueiro que estavam no canto do jardim. Eu ia dizer o quê? Levaram umas três palhas e não resisti, perguntei para que era.

- É pra pipa. A taliça (acho que foi esse o nome que falaram) serve pra fazer. Essa tá ótima!

- Mas dá pra fazer quanta pipa com essas palhas todas?

Os meninos se entreolharam e com umas caras marotas responderam:

- Ah, é que a gente tá fazendo umas pipas aí...

Vejam só! Em todos os sentidos microempresários. Estive com celebridades do mercado de pipas de Feira de Santana! Possivelmente o capital que entrou ontem no nosso caixa foi fruto de comercialização de pipas.

Crianças realizando compra e venda de produtos quase como gente grande. Se cuidem para a próxima geração.

Andréa Sant Anna
Enviado por Andréa Sant Anna em 27/11/2008
Reeditado em 27/11/2008
Código do texto: T1306044
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.