FREUD EXPLICA

Muitas perguntas que imploram por respostas não conseguem ser respondida de imediato. Mas o pai da psicanálise, Sigmund Freud, responde de forma inusitada algumas daquelas nossas dúvidas cruéis. Claro, que tudo na vida é relativo e não seria diferente com as teorias freudianas. No entanto, é sempre bom ouvir várias explicações para os absurdos da vida. Antes de mais nada, gostaria de esclarecer que não sou estudante de psicologia nem afins. Sou só um pessoa muitíssimo curiosa, uma voyeur dos diversos campos do conhecimento humano. Então, vamos a teoria.

Freud disse que as pessoas possuem um papel pré- estabelecido em suas famílias, mesmo antes de nascerem. Em um primeiro momento é quase inimaginável pensar que quando chegamos a nossa estrutura familiar já temos o nosso “papel” lá prontinho. É mais ou menos assim, se já existe o “bonzinho”, você será a “ovelha negra”, se já existe os dois, você será a “intelectual”, ou a “tímida”, enfim cada um tem um papel pré- definido e diferente dos outros. Obviamente expliquei a teoria com um simplismo terrível, mas quem quiser mais explicações certamente encontrará nos livros de psicologia.

Quanto ao mérito da questão, até que faz um certo sentido, na minha família, por exemplo, eu me esforço pra sair do “papel” que é um misto de “ovelha negra” com “louca”. Mas não consegui ainda me livrar desse rótulo. Acho que é porque se eu não “revolucionar”, não mostrar pra galera que existem outras possibilidades de vida, ninguém o fará. Será que Freud explica mesmo?

Sintia Lira
Enviado por Sintia Lira em 28/11/2008
Código do texto: T1307155
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.