Crise? Que crise?

A muitos anos atrás ouvi uma história, daquelas que você ouve uma vez e nunca mais se esquece. È a história de um espanhol, dono de uma pequena empresa a mais de cinquenta anos.

Um jovem economista, conversando uma vez com ele, surpreendeu-se com a longevidade de sua empresa.

----Puxa vida Senhor Ramirez, como é que o senhor conseguiu, nesses quase sessenta anos, manter a sua empresa em atividade, até os dias de hoje, diante de tantas crises pela qual passou o mundo durante todos esses anos.

O Senhor Ramirez olhou meio surpreso para o jovem sem entender direito o que ele estava dizendo.

----Crise? Que crise?

----Caramba Senhor Ramirez!!! Nesse tempo todo que o senhor tocou a sua empresa o mundo já passou por umas trocentas crises! Uma porrada de empresa fechou as portas e o senhor tá ai ainda, firme feito uma rocha!

O Senhor Ramirez olhando para o rapaz, com seus olhinhos miúdos de quase oitenta anos de vida, parecia surpreso com tudo aquilo que o jovem lhe dizia.

----Gozado... eu não sabia disso não!!!

----Fala sério, né Senhor Ramires! Eu não acredito que o senhor não sabia de todas essas crises que o mundo atravessou? O senhor não assiste televisão, não lê jornal?

Meio sem graça, com a colocação feita pelo jovem, o Senhor Ramirez tentou se justificar.

----Olha... televisão eu não assisto . Eu sou surdo e só entendo o que dizem lendo os lábios de quem conversa comigo, e assim mesmo quando falam bem devagar. Jornal eu não leio porque infelizmente sou analfabeto. Se o senhor não tivesse me falado sobre essa tal crise eu nunca ficaria sabendo.

----Pois é seu Ramirez as crises existem e já quebrou um monte de gente. No momento o mundo atravessa uma crise que promete ser a pior de todas. As empresas estão demitindo vários de seus funcionários, enquanto outras, com menor poder de fogo, estão fechando suas portas.

E sob o olhar estupefado do Senhor Ramirez, o jovem, explicou detalhadamente o que significacava uma crise, e as devastações que ela provocava.

Naquela noite o Senhor Ramirez, que em seus quase oitenta anos de vida nunca ouvira falar em crise, não conseguiu dormir preocupado com o destino de sua empresa. Doia-lhe a cabeça só em pensar dos perigos por qual passara durante esses anos todos de crises e ele nem sabia. Meu Deus do céu, andara na corda bamba nesses anos todos e nunca ninguém lhe disse nada. Ainda bem que ele agora conhecia esse monstro.

Levantou-se no outro dia bem cedo, chamou seu guarda-livros, pediu-lhe que provideciasse a demissão da metade de seus funcionários, cortou os orçamentos com investimentos, diminuiu as negociações e tomou várias outras providências para resguardar-se desse terrível monstro chamado crise.

Infelizmente o Senhor Ramirez, que não estava acostumado a lidar com aquilo, tomou várias decisões erradas e em pouco tempo a sua empresa quebrou. Passou a fazer parte de mais um na lista de estatísticas das empresas falidas.

Moral da história: Crise não existe. Existem os criadores de crises.