Além da rotina

Como de costume de todo dia, pega seu ônibus, dá bom dia ao motorista, passa pela roleta e senta-se em um canto ao lado direito.

Caso ocorra que não haja lugar no seu canto e em nenhum outro lugar, fica de pé até chegar seu destino.

Mas um dia destes, sentiu logo pela manhã que aquele num era um dia comum, que algo ia acontecer.

Tomou seu banho matinal, comeu alguma coisa no seu café da manhã e se rumou ao ponto de ônibus habitual.

Quando acabara de dar bom dia ao motorista, a chuva lá fora dominou o céu. Estava muito forte e parecia que tão cedo não acalmaria. Mas se tranquilizou ao lembrar-se que estava bem distante da onde iria descer.

Sentou-se ao terceiro banco do lado esquerdo e à sua frente estava um senhor lendo jornal, com boné branco na cabeça.

Ao lado deste senhor sentou-se uma moça muito bem vestida, com aqueles saltos que enchem as pernas de varizes, uma saia com vários babados e uma blusa bem colorida. Seu sapato caramelo ornava perfeitamente com sua bolsa, daquelas tipo carteira.

Parecia estar bem preocupada com qualquer movimento ao seu redor.

Seus cabelos levemente esvoaçado roçavam no ombro do senhor de boné branco.

Quando ninguém esperava, entrou um garoto no ônibus, muito alto, com cara de quem está vivendo para acabar coma paz do seu próximo. Estava calçando um tênis bem sujo e aparentemente muito velho. Sua bermuda parecia que fora exportada do mais pobre da Etiópia exclusivamente pra ele. Aquela camisa que parecia que antes foi posta num porco que acabara de se lançar na lama. Ele fora, com uma tremenda cara de pau, e escancarou a janela.

Em fração de segundos, ela observou que o senhor tirava o boné da cabeça e torcia, pois a chuva tava muito forte.

Olho para a moça e sua roupa bem produzida estava começando e molhar toda.

Seu cabelo estava começando a passar do estado de esvoaçante para levemente cacheado. E foi encolhendo, cacheando...cacheando...cacheandoo... e encruando cada vez mais.

Até que, não aguentando mais ver essa cena, desceu do ônibus e seguiu seu caminho rindo.