Sta.Catarina- Cataclismos. Castigo?

CATÁSTROFES NATURAIS

Para uma grande maioria de brasileiros, as catástrofes são castigos divinos. Absolutamente não são! Os fenômenos naturais são obras do aperfeiçoamento e equilíbrio da natureza procedido periodicamente pelo Criador. Eis porque podem ocorrer mais em algumas áreas do que em outras.

Suas más conseqüências são devido a irresponsabilidade da própria humanidade. Se respeitássemos a natureza não sofreríamos danos por sua ação.

Vejamos: No caso dos municípios de Santa Catarina. Há anos os técnicos elaboraram estudos e concluíram que o solo de grande parte do Estado é de aluvião, principalmente no vale do Itajaí. Aconselharam construções preventivas contra possíveis catástrofes. Nada foi feito e a especulação imobiliária e o êxodo do campo para as zonas ribeirinhas do rio foram sendo ocupadas. Isso não acontece somente em Santa Catarina e sim em todos os Estados do Brasil.

Não posso afirmar que sejam problemas solúveis, todavia, em grande parte os governos são culpados. Na ânsia de faturamento e ganhos eleitorais, fazem vista grossa para presumíveis desastres. Não são somente as enxurradas que destroem. Há as estiagens permanentes que nenhum governo se dispôs a investir, inclusive é culpa também das organizações comunitárias e religiosas.

Desejo salientar é a diferença das catástrofes por enxurradas e das provocadas pelas estiagens. As primeiras quase sempre se circunscrevem aos centros urbanos e de imediato são alvos de socorro dos governos, solidariedade por parte das populações não atingidas, etc. Resultado; na sua maioria as vítimas logo se recuperam. O caso das estiagens, os socorros, quando muito são por carros pipas e minguadas cestas básicas. No caso de Santa Catarina, tenho absoluta certeza, sem querer ironizar, foi como uma lavagem do Criador na inconseqüência dos homens, sabendo que o governo, o seu próprio povo e ajuda dos demais compatriotas, logo se erguerão com um status bem mais avançado porque receberam uma boa lição. Ouso classificar que foi um bom passo para sua evolução e com passadas em solos mais firmes e compatíveis com a capacidade de sua operosa população.

O que pode se dizer como povos que sofrem quase permanentemente com as classificadas distorções da natureza, podendo se citar Cuba, Guatemala, paises do Caribe, etc. e na Ásia, Japão e China, aliás, em quaisquer partes do mundo. E as tempestades de neve? Ora, ora, somos um povo felicíssimo e não é sem razão que nos ufanamos dizendo que Deus é brasileiro. Nada de se lamentar e sim agradecer pelas lições da natureza, salvo pela dor da perda de entes queridos.

Por outro lado, desde tempos imemoriais, como o Dilúvio, vem ocorrendo cataclismos naturais que provocam milhões de vítimas e o homem não tem deixado de evoluir materialmente de maneira espetacular. Lamentavelmente os “cataclismos” espirituais provocados pelos homens evoluiem no mesmo nível.

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 08/12/2008
Reeditado em 28/12/2008
Código do texto: T1324184