O GRANDE SÁBIO

No alto da montanha mais alta vivia o grande sábio. Este era o principal motivo por tantos alpinistas, que na verdade eram pessoas em busca de orientações. Porém os sábios não são de muita conversa, gostam apenas de ouvir, e falam apenas aos que realmente necessitam. Alcebíades era um destes. O sábio sabia tudo sobre ele, sobre seu comportamento. Era um homem desejoso por poder, tinha ambição, e sempre quando supunha que alguém o ameaçasse tornava-se seu inimigo, mesmo sem saber. O sábio nada perguntou a Alcebíades, fitou-o nos olhos e despejou seu conselho: “Caro homem aflito, muitas pessoas dispõe de suas mesmas qualidades. Você poderá escolher em torná-las inimigas, e mesmo assim serás forte. Poderás também, delas tornar-se amigo, aliado, ou qualquer adjetivo semelhante. Deste modo lhe garanto, serás invencível. Alcebíades levara uma semana para chegar até o topo da montanha, regressou como se tivesse ganhado de volta a vida.

Douglas Eralldo
Enviado por Douglas Eralldo em 10/12/2008
Código do texto: T1328593
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.