Apenas uma questão de ótica



Não me lembro bem se li ou se escutei em alguma palestra uma historieta bastante interessante que nos faz refletir com muita seriedade acerca da vida , da sua beleza,importância e valores.Também desconheço o autor.

Conta-se que em um determinado hospital havia uma enfermaria com vários leitos que acolhiam pacientes bastante graves, muitos incapacitados de se auto cuidarem.Nesta havia uma janela e próxima à mesma um leito com um deles  que, todos os dias era erguido com a ajuda dos enfermeiros, colocado sentado amparado por alguns travesseiros e almofadas para que ele pudesse desfrutar do simples prazer de estender a sua visão além do ambiente ao qual estava restrito.

Todas as vezes que o punham sentado os demais crivavam-lhe de perguntas sobre o meio externo. O que ele estava vendo, se o dia estava claro ou nublado, se era bonita a paisagem, se havia crianças, flores,animais etc..etc...

O paciente com muita calma respondia sempre que o dia estava um esplendor; o sol brilhava bem próximo ao peitoril da janela e as aves ali se aqueciam em silêncio para não perturbá-los,; que havia um parque com árvores lindas e frondosas onde os casais deitavam-se sob as mesmas provavelmente para trocarem juras de amor, numa relva que dava para perceber ser bem fresquinha; crianças jogavam bola no parquinho; outras brincavam no balanço sob as vistas cuidadosa da mãe e  das babás;algumas se equilibravam em pequenas bicicletas ; havia também carrinhos de pipoca, sorveteiro, algodão doce e pirulitos.

Era o amor de mãos dadas com a esperança que o fazia enxergar a paisagem daquela maneira...

Alguns pacientes indagavam: Mas tudo isto? É tão grande assim?!
Ao que ele respondia de pronto: É sim.É uma imensidão de pura beleza e encanto.

Os dias se passaram, o paciente que ficava próximo à janela agravou o seu estado de saúde e ele teve que realizar a grande viagem deixando o leito vazio numa solitária madrugada.

Ao despertarem, notando o leito vazio os demais paciente indagaram onde ele estava?! Sabendo pela enfermeira que o mesmo havia partido para uma outra vida, eles começaram a pedir a prioridade do leito a fim de também terem o prazer de desfrutar com os próprios olhos de tão magnífica paisagem.

A enfermeira para não ser injusta realizou um sorteio e logo em seguida transferiu o agraciado para o seu novo leito.Sentou-o amparado da mesma maneira que fazia com o outro e ali deixou-o com os seus companheiros que,em uníssono perguntaram: E aí amigo, conta-nos como está o dia hoje.

O novo paciente junto à janela respondeu com voz apática,melancólica:Está um péssimo dia.Em frente à janela há apenas um muro caiado, sombrio, riscado e sujo.Montes de lixo se acumulam por toda parte e os urubus abrem os sacos com os seus bicos deixando exalar um odor fétido e  nauseabundo.Não há pássaros, nem calor do sol, nem namorados sobre a relva sob as árvores, nem crianças. Não há nada. Só tristeza e desolação!O nosso amigo nos mentiu!!

Encerrou a sua descrição do meio externo aos prantos e gritou:Enfermeira!
Ao que ela acudiu apressadamente temendo lhe ter acontecido algo grave ou até mesmo ter desiquilibrado entre as almofadas e caído.  -Que é?! Pergunta-lhe.

Tira-me daqui imediatamente e nunca mais quero ver ou ouvir o que se passa lá fora.Ela o retirou não só daquele leito como daquela enfermaria transferindo-o para uma outra totalmente isolada do meio externo.

Assim somos nós. Alguns conseguem enxergar a beleza da vida em tudo,até mesmo na miséria,na sujeira,na falta de colorido e na solidão.Outros não só não conseguem enxergar esta beleza implícita , latente e pulsátil, como se isolam pois não são capazes de se abrirem para captar,apreender e absorvê-la.

E tu, como enxergas a vida?!
 
Final de ano é sempre a época propícia para realizarmos um balanço dentro de nós mesmos e mudarmos as nossas perpectivas. Este é também o momento de aprendermos a enxergar a vida sob um novo prisma:o da beleza!!

Após este exercíco de alargar a nossa visão a fim de captarmos a beleza latente que existe em tudo e em todos, agradecermos ao Criador de todas as maravilhas em especial a maravilha de estarmos participando deste imenso espetáculo que se chama VIDA!!



bjs soninha
Lindos sonhos....