A SOLIDARIEDADE EXISTE SIM!

Há duas semanas, eu falava, em outro artigo, sobre a época do Natal, sobre o amor ao próximo, tolerância, etc. O que me motivou a tocar novamente no assunto é o caso da tragédia que se instalou em Santa Catarina. O fenômeno que ocorreu foi realmente arrasador e nada se pôde fazer para evitar. O fator climático que desencadeou as chuvas abundantes e consequentemente as enchentes foi atípico e surpreendeu até mesmo os meteorologistas. A Defesa Civil diz que ainda existem 31 desaparecidos e autoridades supõem que muitas das vítimas que foram soterradas jamais serão encontradas. Ainda há milhares de pessoas desabrigadas. O número oficial de mortes chegou a 119. É um fato único na história de Santa Catarina e com certeza, jamais será esquecido. Na última terça-feira uma chuva de 30 minutos, sem maiores consequências, trouxe o pânico de volta a Itajaí. Muitos voluntários chegam à cidade todos os dias. Milhares deles estão socorrendo os flagelados. Doações de vários lugares do Brasil chegam também. O Vale do Itajaí já recebeu 25 milhões de toneladas de alimentos, 1,5 milhões de litros de água e 180 toneladas de roupas. A doação em dinheiro já superou a arrecadação do Criança Esperança, iniciativa da Rede Globo e Unesco. Bem, é claro que a tragédia nos comove, em especial quando vemos aquelas famílias que perderam suas casas, seus pertences, suas roupas, seus móveis, tudo o que tinham. Mas essa “lição” de solidariedade que o povo brasileiro mostra é especialmente sensacional também. É comovente. Pessoas de todos os lugares foram acionadas, comovidas e saíram à luta para ajudar. Aqui mesmo em nossa cidade, as escolas, muitos estabelecimentos, carros nas ruas, pediram donativos, em especial a água potável. Consigo ver a maravilha do povo brasileiro nesta atitude. Milhares de pessoas se mobilizaram para ajudar os desabrigados de Santa Catarina, sem ao menos saber de quem se tratavam. Essa vontade de querer ajudar, abrigar, amparar é nata de nosso povo. Em situações extremas como esta, o povo responde prontamente e o resultado é sensacional. O governo catarinense pediu até para que os estados atrasassem as remessas de doações em virtude do grande número que chega todos os dias e faltam pessoas para receberem e organizarem essas doações. Gostaria através deste jornal parabenizar e também agradecer a cada um que ajudou, se sensibilizou e fez sua parte. Quando todos se juntam em prol de uma causa nobre, o resultado é fantástico. Barreiras são superadas, sonhos realizados e dificuldades amenizadas. Tenho certeza que muito em breve tanto o estado, quanto o povo catarinense, estarão recuperados e poderão voltar às suas vidas normais e com uma grande certeza em seus corações: o povo brasileiro é dez! E merece ser feliz. Então, Feliz 2009!

-Crônica publicada no jornal VOZ DA TERRA, da cidade de Assis, em 16/12/2008