Precisamos da aprovação alheia? Você não? Parabéns!

Uma de nossas preocupações ao longo da vida, é sem dúvida, a opinião alheia. Somos seres sociáveis, e enquanto esta preocupação estiver sendo racionalizada, OK. Tudo bem. O problema é quando há a ultrapassagem de uma linha tênue, da preocupação para a obsessão.

É certo que não é fácil enfrentar o olhar crítico das outras pessoas, especialmente das mais próximas a nós. Nossos familiares, amigos, colegas de trabalho...

Intimamente, queremos, quase sempre a aprovação deste pessoal, que nos cerca, do qual convivemos. Isto por certo nos impulsiona, alimentando-nos internamente,e nos faz aguçar nossa impetuosidade,tornando-nos sagazes e porque não vencedores naquilo que fazemos.

Entretanto há aí, no meio de toda essa relação intrínseca, uma certa dificuldade em lidarmos com a crítica. Não a criticidade bacana, bem dosada, inteligente, que nos faz rever conceitos, critérios e maneiras de agir. Mas, e aí é que more talvez nossa decepção, aquela crítica vazia, oca, aquele criticar por criticar, somente para colocar para baixo, fazendo com que sintamo-nos mal, falo desta crítica totalmente contraproducente, esta, está descartada. Muito obrigada, mas sei o que estou fazendo, como estou fazendo, deixe assim OK amigo? Agora, se quiser criticar no sentido de construir, fazer rever métodos de trabalho, mostrar como estamos nos saindo na esfera privada de nossa vida, se bem, se mal, enfim, este conceito de crítica, mesmo que superficialmente incomode, será bem vindo.

Aos que nos colocam a verdade, realisticamente, factual, mas com benevolência, bom senso e delicadeza, muito obrigada. Aceitaremos de bom grado, e a aprovação coletiva ficará em segundo plano. Aos outros... aos leões.

Mariles da Costa Boschi
Enviado por Mariles da Costa Boschi em 07/04/2006
Código do texto: T135341