Quando a voz não envelhece!



     Assistindo ao programa de fim de ano do "rei" Roberto Carlos fiquei intrigada ainda mais com um fato que há muito tempo brinca com as minhas idéias, o meu raciocínio e a minha tentativa de lógica. Por que será que algumas pessoas envelhecem enquanto a sua voz permanece inalterada?

     Vocês já perceberam isto? 

     Tal fato começou a me intrigar desde que as pessoas ao telefone me confundiam com a minha filha. Daí em diante passei a prestar mais atenção às pessoas relacionando-as com as suas vozes e percebí que existem algumas mais idosas cuja voz parece mais cansada, mais débil, arrastada, como se  estivessem fazendo um sacrifício ou um grande esforço ao emití-la enquanto que outras da mesma faixa etária falam com tamanha nautralidade, qual o gorjeio de um pássaro. Livre, solta, veloz, com uma doce entonação que nos permite associá-la a alguém bem mais jovem.

     Ontem quando escutava Roberto Carlos, Caetano Veloso e Rita Lee, voltei a me perguntar com muito mais ênfase: por quê?

     Escutá-los  com os olhos fechados é como se estívessemos escutando-os no início das suas carreiras. Nada há de diferente na modulação, timbre, entonação, suavidade...que nos possa dizer que se encontram em uma outra fase bem mais adiante.Fiquei perplexa!

     A música que o Roberto Carlos cantou para Caetano dizendo ter sido composta por ele e o Erasmo em homenagem ao ilustre cantor baiano, o pegou de surpresa porque já não há mais caracóis no seu cabelo e até o do rei e o da Rita estão irreconhecíveis.

     Lembrei-me também do nosso famoso apresentador cuja voz é até hoje uma potência de musicalidade e beleza e, no entanto, ele já não mais se apresenta diante das câmeras.Talvez para  não nos mostrar os sinais físicos do envelhecimento ou quem sabe por uma simples opção pessoal?!

     Enfim, permanece no ar a minha dúvida. Por que será que algumas vozes não envelhecem? 

     Voz...um divino mistério que carreia uma miríade de sentimentos capazes de levar o homem aos mais inatingíveis céus ou aos mais absurdos infernos.



bjs soninha....PAZ!